Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 01:17Responder ao tópico

E o Nuno Moreira se nao me engano ja disse num post anterior que utiliza o fermento fresco e tem bons resultados...

Abraço.

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 09:33Responder ao tópico

Boas,

Sim, já vi Wink
É o que dá ler tudo à pressa, eheh.
Peço desculpa se induzi alguém em erro.

Qualquer dia ainda experimento fazer uma receita dessas, mesmo só para experimentar. Até pode ser que deixe o extintor de lado e ganhe alguns trocos com isso.

Obrigado.

Abraço

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 13:19Responder ao tópico

Boas
Não te enganes, olha que os chefes não se podem enganar.
Quanto ao CO2, caseiro sai mais caro do que o "industrial", se não contarmos com o material, ou seja se fizeres apenas a conta às recargas (ou novas doses), vais vêr que o caseiro sai mais caro e apenas serve como desenrasque, pois não dá para regular/aumentar a produção/saída de um modo constante.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 15:35Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Peço desculpa se induzi alguém em erro.

Não induziste em erro apenas reforcei o que o Nuno Moreira disse Smile

Abraço

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 16:34Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas

Boas,

Quem me dera que fosse assim amigo Nuno Wink

Abraço

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 20:47Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Quanto ao CO2, caseiro sai mais caro do que o "industrial", se não contarmos com o material, ou seja se fizeres apenas a conta às recargas (ou novas doses), vais vêr que o caseiro sai mais caro e apenas serve como desenrasque, pois não dá para regular/aumentar a produção/saída de um modo constante.

O caseiro sai mais caro? é difícil de acreditar, 1 kilo de açúcar dá pra 2 vezes assim como o fermento pode é utilizado em quantidades minimas e pode-se congelar as sobras e o bicabornato também é bastante barato.

Quanto ficar recarregar uma botija?

João Pereira

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 20:57Responder ao tópico

André deVil escreveu:

2) Quero alertar quem estiver a fazer isto pela primeira vez que é um pequeno brinquedo mas pode dar grande “trapalhada” caso alguma coisa corra mal. Da primeira vez , exagerei nas quantidades dos ingredientes porque queria ver o difusor a bombar muito CO2 dentro do aquário e por alguma razão, talvez pressão a mais para este sistema caseiro, durante a noite houve uma mini - explosão que me encheu o aquário e o local à volta cheio de um liquido pegajoso com cheiro a fossa.
Nesse caso o melhor era não teres vedado assim tão bem a tampa :lol: Estou a brincar... Razz Gostei imenso do tópico, e vou tentar meter em prática isso pelas tuas "instruções"... Smile
Só uma questão, para um aquário de mais ou menos 60L, o que aconselhas? Multiplicar apenas por dois? Ou experimento apenas com a tua receita inicial? Rolling Eyes Desculpa a minha ignorância, mas nunca me aventurei nesta área... Razz

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 23:03Responder ao tópico

Boas
Miguel - O CO2 caseiro sai mais caro, e é fácil fazer as contas: Um carregamento anda à volta de 10€ dá no minimo dos minimos para 6 meses, com uma contagem de 4 bolhas por segundo (isto foi o que me informaram, se bem que com garrafas maiores, sai +/- ao mesmo preço e dá para muito mais tempo).
Para conseguires 4 bolhas por segundo, para quanto tempo dá a mistura 2 a 3 semanas no máximo, só aqui já ficas com os preços semelhantes, sem contar com o trabalho que tens.
A mesma dose de CO2 "industrial, dará para 3 vezes mais tempo se tiveres uma válvula de solenoide.
O que faz muita gente optar pelo CO2 caseiro (eu por ex.), é o desconhecimento e o não saber até que ponto o CO2 será benéfico para o aqua, depois e principalmente o investimento inicial, que para teres um equipamento em condições (sem ser diy), gastas inicialmente 120 a 150€, dependendo das marcas

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 08 Maio 2012, 23:15Responder ao tópico

Boas
Snappy - Posso garantir-te que se fizeres o CO2 caseiro como deve ser (material), mesmo que te enganes e ponhas o dobro ou mais do fermento, a garrafa não explode, mas podes matar os peixes todos.
Vou explicar, se fizeres como deve ser, sem torneiras fechadas, ou tubos estrangulados, a produção de CO2 nunca é superior à quantidade que pode passar pelo tubo, por isso não pode explodir.
há cerca de 10 dias comecei a utilizar difusores de vidro e porcelana, mais indicados para CO2 industrial, mas que também dão para o caseiro.
Numa das vezes deixei o tubo cheio de água, antes do difusor, por isso nunca mais saia CO2 (como é lógico primeiro tinha que saír a água, mas às vezes um gajo não pensa), então comecei a chongalhar a garrafa, a água começou a sair mais depressa e eu todo contente fui embora, regressei cinco minutos depois e a mangueira tinha saltado do difusor, ou seja como a mangueira é apenas encaichada no difusor, esta solta-se antes de a mistura atingir uma pressão maior do que a garrafa pode suportar, o que acaba por servir de válvula de segurança e impedir qualquer explosão.
Agora quando se põe torneiras, e por qualquer motivo se esqueçe delas fechadas, ou por descuido se estrangula o tubo, aí sim podemos e temos garantidamente uma explosão, desde que a situação se mantenha tempo suficiente.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 08:05Responder ao tópico

Pois, compreendo... Supostamente, a torneira só se fecha durante a noite, certo? Rolling Eyes
Em relação aos peixes, é elevado o risco? Rolling Eyes

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 10:32Responder ao tópico

Snappy escreveu:
Pois, compreendo... Supostamente, a torneira só se fecha durante a noite, certo? Rolling Eyes
Em relação aos peixes, é elevado o risco? Rolling Eyes

Boas
Não percebeste, a unica utilidade que vejo para a utilização de torneiras, no CO2 caseiro, é na altura de trocar a "mistela".
Durante a noite a produção de CO2 continua, na mesma quantidade, se deixares as torneiras fechadas, há produção mas não há saída, poderá haver uma explosão, porque a pressão vai aumentar e muito.
No caso do CO2 industrial, se tiveres a valvula de agulha (mais barata), se quiseres poupar ou fazer como deve ser, deves abrir e fechar o CO2, conforme as luzes acendem e apagam, mas se optares pelo melhor, basta ligares a válvula ao mesmo temporizador das luzes e a valvula apenas vai deixar passar o CO2 para o aqua enquanto as luzes estiverem acesas, que no fundo é quando o CO2 faz falta às plantas.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 14:33Responder ao tópico

Pois, esquece lá a questão... Razz Embarassed
Estou seriamente a pensar em lançar-me a fazer um sistema igual a este, mas vi noutros fóruns, pessoal que não utiliza a torneira... Apenas a valvula anti-retorno e a pedra difusora... Sendo assim, como se controla as bolhas de CO2? Rolling Eyes
Desculpem a minha ignorancia, mas quero saber bem as coisas antes de me aventurar... Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 14:45Responder ao tópico

Boas
No CO2 caseiro não controlas as bolhas, ele produz mais ou menos, conforme a quantidade de fermento que utilizas, depois vai lentamente baixar de produção, até chegar a uma altura em que fazes nova dose.
Com torneiras pode dar para controlares parcialmente a produção, mas corres o perigo de a garrafa explodir, e isso não é nada agradável.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 14:48Responder ao tópico

Porque dizes que sai mais barato ter o kit de CO2 e efectuar as recargas do que usares um CO2 caseiro? Sem contar com o investimento inicial claro... Rolling Eyes

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 16:29Responder ao tópico

E o que têm a dizer sobre este produto da SERA? Rolling Eyes Estava a ver umas cenas e encontrei isto... Rolling Eyes

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 18:56Responder ao tópico

Boas,

Este tópico parece que se perdeu um bocado por causa da valvula para fechar a saida do CO2. Essa valvula ou la como se chama apenas é utilizada temporariamente (uma questão de minutos) para que não se perca a pressão criada dentro da garrafa.

Por exemplo: Queres limpar o difusor ou remover um dos tubos por alguma razão? Então fechas a valvula, fazes o que tens a fazer e voltas abrir valvula! Nada mais...

Já vi aqui algumas coisas a serem escritas sobre o CO2 que são uma perfeita barbaridade, mas não vou agora estar a comentar porque já perdeu o "Modjo"...

Resumindo, queres poupar e teu um sistema de CO2, faz um "coiso" parecido com este.

Abraço

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 21:15Responder ao tópico

Amigo, peço desculpa se te "ofendi" com algum "off-topic", mas nem todos têm a mesma sabedoria que a maior parte do pessoal aqui do fórum, e é por isso que sou membro do PF, para aprender mais com quem mais sabe... desculpa qualquer coisa...

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 09 Maio 2012, 23:06Responder ao tópico

Boas
Não te preocupes, o CO2 é como a aquáriofilia, cada um faz à sua maneira, ou seja não há maneira certa.
Eu tenho uma opinião e dou-ta, mas tu só fazes o que eu digo se quiseres, porque há quem tenha feito de maneira totalmente diferente e tenha tido bons resultados, talvez até melhores.
Isso não quer dizer que um de nós esteja errado, apenas quer dizer que há duas perspetivas diferentes.
Há quem pense que apenas um possa estar certo, mas como eu disse, penso que a parte "barbaridades", não tinha a vêr com nada que tu disseste. Como disse antes, se fazemos de uma maneira uq dá certo, acabamos por pensar que todos os outros que fazem diferente, estão errados, mas será que estão mesmo?
Respondendo à tua pergunta de há pouco, sobre a dúvida de o CO2 caseiro, sair mais caro (sem contar com o investimento inicial), lembra-te que mais caro nem sempre quer dizer mais dinheiro.
Devido à tua pergunta fui perguntar a alguém que tem CO2 "industrial", e a resposta foi CO2 a 2 bolhas/segundo, carregamento =10€, dá para 6 meses - com válvula de agulha (ou seja sempre a sair). As plantas apenas utilizam o CO2, quando as luzes estão acesas. Pensando em periodos de 8 horas de luz, ficamos a saber que com uma valvula de solenoide, em vez de dar para 6 meses, dava para 3 vezes mais, ou seja para 18 meses.
Agora pensa em quanto gastas para cada dose de CO2 caseiro, contando com 350g de açucar, fermento e bicarbonato de sódio, vai sempre dar à volta de 0,60€ por dose (no minimo), este dose dará para 3 semanas (2 bolhas/segundo - com sorte e não constante durante o tempo todo). Para conseguires os 18 meses (=78 semanas), precisavas de 26 doses (26x0,60€=15,60€).
Portanto mais 5,60€ do que aa recarga, com a agravante de que a qualidade também conta e muito. No caso do CO2 é importante manter a quantidade certa, para evitar variações no PH.
Como disse anteriormente, nem todos podem ou querem fazer o investimento inicial para poderem ter um bom aproveitamento.
Quando eu falei que não havia perigo de explosão se não houvessem torneiras fechadas, ou mangueiras estranguladas, mas que podia ser fatal para os peixes, estava a referir-me á possibilidade de o CO2 libertado, ser muito e como tal afetar mais do que devia o PH (principalmente durante a noite, altura em que as plantas não o consomem), neste caso poderia provocar alterações maiores, que alguns peixes mais sensiveis não aguentassem.
Agora é assim: Eu sei que estou certo, mas também sei que isso não invalida que outros estejam também certos, mesmo que tenham opiniões diferentes, às vezes até poderão estar mais certos do que eu. Eu limito-me a partilhar as minhas experiencias, há pelo menos 6 meses que tenho CO2 caseiro. No entanto tu fazes o que achares melhor, nunca me vais ouvir dizer que tens que fazer como eu.
Tu deves ouvir/lêr o que os outros dizem e fazeres o que achares melhor.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 08:08Responder ao tópico

Sim, compreendo perfeitamente Nuno, e aliás, concordo contigo em todos os aspectos... Rolling Eyes
Ando a ver pela net e outros sitios, sistemas de CO2 "industrial" a preços acessíveis... Vi um "kit" da SERA (meti o link num comentário acima) e pareceu me ser porreiro, mas sinceramente, não sei se resulta e tenho estado a tirar as minhas dúvidas com um membro cá do sítio... Smile
Quanto á bicharada no aquário, penso que os que ficarão mais em risco serão as coridoras e os platys, porque as Bettas não devem de ter problema algum com o CO2 quando comparado com o resto da fauna...
No entanto, com isto tudo, fiquei entusiasmado de fazer um CO2 caseiro, mas sinceramente, se achar um bom negócio para um sistema de CO2 a um preço jeitoso, se calhar vou mesmo optar por esse...
Obrigado pela paciência Nuno... Wink

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 08:54Responder ao tópico

Boas
Atenção que a fauna não é sensivel ao CO2 (a não ser em grandes concentrações, mas isso também as pessoas), eu apenas disse que havia maiores probabilidades de fazer mal à fauna, do que de haver uma explosão, desde que não houvess mangueiras estranguladas ou torneiras fechadas. Isto é se houvesse subitamente uma grande descarga no aqua, porque a funcionar normalmente, não faz qualquer mal à fauna.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 09:30Responder ao tópico

Nuno só mais uma questão: o que tens a dizer sobre isto?Rolling Eyes Vale apena? Várias pessoas dizem estar satisfeitas... Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 09:58Responder ao tópico

Boas
Eu nunca utilizei, mas já ouvi dizer bem, no entanto não confio muito, mas... O melhor seria encontrares alguém que utilizasse.
Podes criar um tópico a perguntar quem tem e a pedir informações sobre esse sistema.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 10:06Responder ao tópico

Snappy escreveu:
Amigo, peço desculpa se te "ofendi" com algum "off-topic"

Lol, nem tu nem ninguém me ofendeu. E acho muito bem colocares todas as dúvidas que tiveres para não cometeres erros que por exemplo eu cometi quando me iniciei...

Nuno, se calhar a palavra "barbaridades" foi um bocado exagerada e não no foi sentido pejorativo, mas não concordo com o que dizes relativamente ao ser mais caro do que o industrial. Que não é tão eficaz, poderá não ser, mas ao nível do investimento total sai muito mais caro...

E mesmo assim relativamente a eficácia, tenho as minhas dúvidas que não seja tão bom... Há um tópico sobre um aquário aqui no fórum que vai concorrer ao IAPCL e o CO2 que está lá também é caseiro Wink

Abraço.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 10:36Responder ao tópico

Pois, cada um tem a sua opinião acerca disto... E como o Nuno disse, o que é certo para uns pode parecer errado para outros... Rolling Eyes
Lembrei me agora de uma maneira simples de se produzir CO2 (ideia de um amigo meu), através daquelas "experiências" da rapaziada mais nova, ao juntarmos o bicarbonato de sódio e o vinagre, no qual o bicarbonato de sódio é introduzido num balão, o vinagre encontra-se já dentro da garrafa, e depois é apenas colocar o balão no gargalo da garrafa, despejar o conteudo do balão e deixar a reacção acontecer... Depois, é apenas retirar o balão e libertar o CO2 produzido dentro do aquário... Rolling Eyes Acham boa ideia? Ou é simplesmente "barbaridade"? Rolling Eyes

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 10:43Responder ao tópico

Boas
Se conseguires manter a pressão constante (o que duvido muito), durante tempo suficiente.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Responder ao tópico

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-