Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena
Gostos : 0

MensagemAssunto: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 25 Abr 2012, 23:19Responder ao tópico

Boas noites,

Depois de alguns dias ausente aqui está a minha última invenção! Um sistema de CO2 caseiro...

Como tinha procurado aqui no fórum sobre este assunto e não tinha encontrado nada, falei com o Xôr Hugo Saldanha que me aconselhou a documentar este feito Smile

Então comecemos este DIY...

Material para sistema de CO2 caseiro:
1 Garrafa de plástico de 1 litro, com tampa;
1 Tubo fino de plástico;
1 Difusor de vidro\ pedra porosa;
1 Contador de bolhas;
1 Válvula anti retorno;
1 Válvula para corte de entrada de CO2 (Opcional);
Cola quente ou silicone para aquário.

Ingredientes para a mistura:
1/2 colher de chá de fermento biológico em pó (fermento de padeiro);
aprox. 100 g açúcar refinado;
1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio;
1 litro de água (preferencialmente de filtro, sem cloro).

Uma geral do material todo:

Começando a montagem fiz, em primeiro lugar, um furo na tampa da garrafa, de maneira que o tubo de plástico passe bem apertado por ele. Cortei a ponta do tubo em “V” para facilitar a entrada, por último inseri o tubo de plástico e puxei com o alicate até entrar cerca de 2 cm abaixo da tampa.

Depois de inserir o tubo vedei com cola quente à volta do furo para selar e minimizar as perdas de CO2. Exagerei um bocado na quantidade de cola, mas prefiro seguro do que mais bonito Razz

Os próximos passos, até à parte química da coisa, são a montagem das várias peças num sistema que permita injetar CO2 no aquário. Aqui fica a foto dos vários equipamentos para quem não os conheça:

a) Tubo fino de plástico;
b) Válvula anti retorno;
c) Válvula para corte de entrada de CO2;
d) Contador de bolhas;
e) Difusor de vidro\ pedra porosa;

E depois das peças todas montadas:

Agora vamos à parte da mistura, no qual junto os ingredientes todos num recipiente ou diretamente na garrafa. Depois vou acrescentado água e agitando para dissolver bem o fermento, o açúcar e o bicarbonato. As bolhas normalmente levam cerca de 1 hora para começarem a sair, um truque para acelerar este processo, é juntar água morna mas eu prefiro dar umas belas pancadas no fundo da garrafa eh eh eh... Se este sistema ficar bem montado vai injetar bolhas durante 10 a 15 dias.

Existem vários tipos de receitas, mas alterei um pouco as quantidades dos vários ingredientes porque o meu áquario é muito pequeno (12l)e não queria introduzir grandes quantidades de CO2. Neste momento esta mistura debita cerca de 45 bolhas por minuto.

Aqui está a foto geral do sistema após ter acabado de o montar.

Duas notas muitos importantes:
1) As quantidades dos ingredientes que utilizei são para um aquário muito pequeno de 12l e todas as receitas que tenho visto na internet são feitas para aquários maiores e utilizam sempre garrafas de 2l... Por isso não é muito complicado refazer a quantidade de ingredientes a utilizar... Basta multiplicar por 2x.
2) Quero alertar quem estiver a fazer isto pela primeira vez que é um pequeno brinquedo mas pode dar grande “trapalhada” caso alguma coisa corra mal. Da primeira vez , exagerei nas quantidades dos ingredientes porque queria ver o difusor a bombar muito CO2 dentro do aquário e por alguma razão, talvez pressão a mais para este sistema caseiro, durante a noite houve uma mini - explosão que me encheu o aquário e o local à volta cheio de um liquido pegajoso com cheiro a fossa.

Pronto aqui está o meu DIY, espero que seja tão útil como foi para mim quando decidi montar o meu primeiro.

Um abraço.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 28 Abr 2012, 19:44Responder ao tópico

Bom trabalho, obrigada pela partilha!

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 28 Abr 2012, 20:54Responder ao tópico

Há um ditado muito antigo que diz que burro é aquele que guarda o conhecimento só para si, por isso apenas tento retribuir o que aprendo Smile

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 28 Abr 2012, 21:48Responder ao tópico

show...a um tempo atras fiz uma até com manômetro com cano de pvc...

jojo89

Membro
Membro

Nome Real : paulo
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 28 Abr 2012, 22:26Responder ao tópico

Very Happy obrigado pela partilha

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 28 Abr 2012, 22:30Responder ao tópico

Boas André,

Excelente tópico Wink
Muito obrigado por relatares a tua experiência de uma forma tão detalhada e que toda a gente consiga replicar em casa.

Tópico Inamovível Very Happy

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Sab 28 Abr 2012, 22:31, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de informação)

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Dom 29 Abr 2012, 18:26Responder ao tópico

Excelente DIY! Obrigado pela partilha Wink Tenho uma pergunta um bocado noob para fazer. A Boyu tem varios difusores de CO2, esse grande que tens nas fotos e outros dois, um médio e um pequeno, bem mais baratos. Há alguma diferença/vantagem em optar pelo maior?

Um abraço

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Dom 29 Abr 2012, 19:48Responder ao tópico

Boas,

Se queres que seja sincero, não tenho a certeza, mas acho que tem a ver com o tamanho dos aquarios...

Por acaso esse que está nas fotos é um temporário porque o meu partiu... O meu era este e ja encomendei um igual:

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/difusores-co2/aquili-difusor-de-canto.html

Abraço.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 00:12Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

Muito obrigado por relatares a tua experiência de uma forma tão detalhada e que toda a gente consiga replicar em casa.

É o mesmo que disse à Vera Smile

Hugo Saldanha escreveu:

Tópico Inamovível Very Happy

Fico contente, ainda para mais sendo a primeira vez que faço um tutorial para DIY :cheers:

Um abraço

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 00:35Responder ao tópico

Boas
Acho que o projeto está bem conseguido, mas tenho dois pequenos senão a dizer.
1º Neste tipo de projetos convem ter uma 2ª garrafa, meia de água, em que entra um tubo e sai outro. O tubo que entra vem da garrafa onde está a "mistela", e fica dentro de água, o que sai dirige-se ao aqua entra apenas 2cm na garrafa. Esta 2ª garrafa evita que parte da solução possa entrar no aqua, o que provocaria sujidade e entupimento do difusor.
2º A torneira entre a garrafa da "mistela" e o aqua, é desnecessária e perigosa, pois se fechares a torneira, a produção de CO2 continua, mas como não sai acaba por acomular e possibilitar uma explosão, que não é assim tão invulgar.
Por experiencia própria, o CO2 caseiro não é perigoso, desde que não se bloqueie a saída do gás, seja com torneiras, seja comdifusores entupidos ou mesmo com tubos estrangulados.
Esta é apenas a minha opinião, baseada no muito que li antes de me aventurar no CO2 caseiro e da minha própria experiência que já não é nada pequena.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 10:00Responder ao tópico

Bom dia,

Nuno Moreira escreveu:
Boas
1º Neste tipo de projetos convém ter uma 2ª garrafa, meia de água, em que entra um tubo e sai outro.

A primeira vez utilizei esta segunda garrafa, mas achei desnecessário... Se vires bem o conta bolhas, faz o mesmo efeito que estás a dizer...

Nuno Moreira escreveu:
Boas
2º A torneira entre a garrafa da "mistela" e o aqua, é desnecessária e perigosa, pois se fechares a torneira, a produção de CO2 continua...

Certo! Mas desnecessária de todo não é... Dá para regular um pouco a entrada de CO2 e se quiseres tirar só a garrafa para fazer nova mistura, por exemplo, sem ter que retirar o resto do KIT dá muito jeito… fechas a torneira para a água que está no conta bolhas não escorrer pelo tubo fora...

Abraço.

Carlos Mota

Membro
Membro

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 10:29Responder ao tópico

ola Andre em primeiro lugar parabéns pelo projeto esta porreiro mas na minha opinião a segunda garrafa faz mais falta do que parece porque só com o conta bolhas vai passar mais mistela para o difuso e vai entupir mais rápido eu já tive esse problema , também acho muito arriscado a torneira para cortar o co2 só se for para fecha na hora de fazer nova receita caso contrario a garrafa pode ceder .

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 11:20Responder ao tópico

André deVil escreveu:
Boas,

Se queres que seja sincero, não tenho a certeza, mas acho que tem a ver com o tamanho dos aquarios...

Por acaso esse que está nas fotos é um temporário porque o meu partiu... O meu era este e ja encomendei um igual:

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/difusores-co2/aquili-difusor-de-canto.html

Abraço.

Pois, deve haver uma vantagem qualquer, senão não existiam...vamos ver se alguém sabe em concreto. De qualquer das formas obrigado pela atenção Very Happy

Abraço

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 19:32Responder ao tópico

Tenho um aquário de 60 litros, quais as quantidades q devo utilizar?

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 30 Abr 2012, 20:11Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:
Tenho um aquário de 60 litros, quais as quantidades q devo utilizar?

Boas
Há inumeras receitas, todas elas dão.
Eu lembro-me de há uns anos vêr uma que levava gelatina, e que durava mais, mas na altura não tomei nota e agora não a encontro.
Eu costumo fazer do seguinte modo:
1,5l de água morna
+/- 400g de açucar
1 colher de sobremesa de bicarbonato do sódio (há nos hipermercados)
11g de fermento de padeiro (um que parece plasticina, as padarias de fabrico têm), compro, faço as doses, embrulho em papel prata e congelo, depois quando o utilizo, esfrego-o na água morna e ele dissolve-se facilmente., misturo o açucar e ponho tudo na garrafa, após o que agito bem.
Quando está a acabar, limito-me a fazer nova dose e a trocar as garrafas, mantendo como é lógico a tampa que tem o tubo fixo.
Este sistema dá-me para +/- 4 semanas, com pouca alteração do fluxo de saída, após este tempo, começa a diminuir gradualmente.
Se acrescentares mais fermento e/ou bicarbonato aumenta a produção de CO2, mas diminui o tempo de duração da mistela.
Eu no teu caso punha aí umas 7 a 8g de fermento e uma colher +/-rasa de bicarbonato, vias se a produção era o que querias, e podias fazer alterações a partir daí.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 02 Maio 2012, 19:12Responder ao tópico

Obrigado Nuno, amanhã vou fazer isso na escola, por acaso estou a dar a fermentação e na aula experimental vamos fazer coisas relacionadas com isso e eu vou juntar o util ao agradável que é fazer uma coisa pro meu aquário e ainda ganhar uns pontinhos extra na nota de Biologia Very Happy

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 00:55Responder ao tópico

Comprei um fermento que penso ser fermento fresco, vem aos cubos pequenos, posso usar esse fermento?

Tenho de o cortar até fazer as 7 gramas que necessito

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 11:39Responder ao tópico

Boas Miguel,

Embora eu nunca tenha feito nenhuma receita caseira de CO2, julgo que o indicado é o fermento em pó.
Esse fermento fresco é porreiro para pão e para pizzas, eheh Wink

Abraço

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 12:54Responder ao tópico

Boas,

Apesar desse fermento também ser soluvel sempre li que o mais aconselhado é o fermento biológico desidratado em pó...

Abraço.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 14:46Responder ao tópico

Boas
André, temos ouvido coisas diferentes.
A mim sempre me disseram que o melhor era o fermento utilizado nas padarias (fermento de padeiro), normalmente vem em blocos de 500g, é extremamente fácil de desfazer em água morna. Eu costumo dividi-lo em pedaços de 11g, embrulhar em papel prata e congelo, assim de cada vez que preciso é só ir buscar uma dose e já está.
Gostava era de conseguir uma receita que vi uma vez, em que era utilizada gelatina e que durava mais tempo (o meu dura apenas 4 a 5 semanas, com produção acima de uma bolha/minuto).

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 15:09Responder ao tópico

Olá Nuno tudo bem?

Não temos lido textos diferentes. Também já li em varios sitios sobre o fermento em goma, mas para obter melhores resultados convém utilizar fermento em pó. Como o unico que testei foi o em pó ( salvo seja :p) nao tenho base de comparaçao...

Poe no google co2 caseiro gelatina e vao aparecer n resultados para o que procuras.

:cheers:

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 16:08Responder ao tópico

Obrigado
Não encontrei a que queria, mas há muito ainda para servir como base.
Tinha procurado nos foruns, mas nunca me lembrei de procurar através do google.
Já agora passei a utilizar difusores de vidro/cerâmica, e nestes casos concordo que as torneiras são boas, porque sem elas vai demorar muito mais a voltar a ganhar pressão no difusor, mas continuo a pensar que apenas devem ser utilizadas para a mudança das garrafas.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 20:49Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas Miguel,

Embora eu nunca tenha feito nenhuma receita caseira de CO2, julgo que o indicado é o fermento em pó.
Esse fermento fresco é porreiro para pão e para pizzas, eheh Wink

Abraço

Eu tinha lido que o melhor era o fermento fresco, fogo vou ter de comprar outro Sad

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 22:05Responder ao tópico

Não compres para já. Experimenta esse e diz quais foram os resultados Wink

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Seg 07 Maio 2012, 22:45Responder ao tópico

Boas,

Pois, já que tens esse podes sempre experimentar.
Confesse que nunca tinha lido sobre a utilização desse fermento. Mas como nunca pesquisei muito sobre CO2 caseiro, pode ter-me escapado informação importante.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Responder ao tópico

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-