Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O termostato - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 12:18Responder ao tópico

Boas,

Julgo que, nessa situação, a água irá transmitir calor para o exterior, se este estiver a uma temperatura mais baixa. E as pedras/troncos, irão transmitir calor para a água.
O atraso, deverá ser insignificante, pois a água, neste caso, perderá mais calor do que ganha.
Ou estarei a pensar mal?

Abraço

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 14:18Responder ao tópico

Acho que a observação do Hugo está correcta.

manant

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Manuel
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Seg 17 Dez 2012, 12:24Responder ao tópico

Viva,

Concordo. O efeito das pedras e madeira será insignificante quando comparada com a presença da água.

1abraço

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 04 Jan 2013, 15:00Responder ao tópico

Viva!
Li este tópico um pouco a correr e espero não estar e repetir nada.

É em relação a colocação do termostato. Vejo em muitas fotos ele colocado junto ao tubo de aspiração do filtro e penso que tambem influencia bastante no consumo, para pior. Eu proprio no meu aquario mais pequeno tinha o termostato no lado oposto ao tubo de aspiração e agora estão os dois tubos do filtro e o termostato juntos num só canto. Em termos de circulação de agua está optimo e a temperatura está estavel mas o filtro está mais tempo ligado e isso acontece porque a agua que está a ser aquecida está logo a ser tambem aspirada para o filtro dando-se por isso perdas de calor até entrar novamente no aquário.
Por isto tudo vou voltar a por como estava para ter a certeza do que estou a dizer, o problema é que vou ter de comprar mais mangueira Mad .

manant

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Manuel
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 09 Jan 2013, 16:33Responder ao tópico

Olá,
Um Aquário com um filtro exterior deve ser analisado sempre como um todo (aquário + filtro). Logo, as perdas de calor serão as que existem no aquário somadas as verificadas no filtro e respectivos tubos.

No entanto, em termos de balanço térmico em equilíbrio não são de encontrar diferenças nas perdas de calor relacionadas apenas com a posição relativa do aquecedor e do tubo de admissão do filtro. Temos que ter em consideração que as perdas estão sempre lá (tubo e filtro) independente da posição do aquecedor.

A percepção de maiores perdas poderá dever-se a outras variáveis, que às vezes não temos atenção, e que têm uma grande importância. Por exemplo, a alteração da temperatura ambiente na sala onde o aquário está, ou existência ou não de correntes de ar.

Por outro, lado fiquei a pensar na posição do aquecedor. Será que colocar o aquecedor no aquário na vertical, na horizontal ou apenas inclinado tem alguma influência em alguma coisa?

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Ter 23 Abr 2013, 23:42Responder ao tópico

manant escreveu:
Olá,
Um Aquário com um filtro exterior deve ser analisado sempre como um todo (aquário + filtro). Logo, as perdas de calor serão as que existem no aquário somadas as verificadas no filtro e respectivos tubos.

No entanto, em termos de balanço térmico em equilíbrio não são de encontrar diferenças nas perdas de calor relacionadas apenas com a posição relativa do aquecedor e do tubo de admissão do filtro. Temos que ter em consideração que as perdas estão sempre lá (tubo e filtro) independente da posição do aquecedor.

A percepção de maiores perdas poderá dever-se a outras variáveis, que às vezes não temos atenção, e que têm uma grande importância. Por exemplo, a alteração da temperatura ambiente na sala onde o aquário está, ou existência ou não de correntes de ar.

Por outro, lado fiquei a pensar na posição do aquecedor. Será que colocar o aquecedor no aquário na vertical, na horizontal ou apenas inclinado tem alguma influência em alguma coisa?

eu acredito q influência! mas teria-mos de ver as correntes de agua de maneira q estas "abracem" o termostato e o respectivo calor q este liberta.

rafael bittencourt

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: Qualidade dos Termostatos   Sab 24 Ago 2013, 23:58Responder ao tópico

Venho neste subtopico colocar a importância da qualidade dos termostatos. Quando forem comprar um tenha em mãos não somente preço e potência, mas sim a qualidade do produto. Já perdi um aquário inteiro onde estava viajando, por conta de um termostato mais barato . ele fritou os peixes. agora uso um da elite 150w em meu aqua de 160l. programo a uma temperatura de 24C e ele me da uma temperatura constante de 26C.

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Seg 09 Set 2013, 14:10Responder ao tópico

Ótimo post, realmente muito útil

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Responder ao tópico

O termostato - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-