Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

O termostato - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: O termostato - Tópico de discussão   Ter 24 Abr 2012, 22:28Responder ao tópico

Boas,

O termostato é um dos acessórios fundamentais nos nossos aquários, sendo responsável pela manutenção da temperatura da água de uma forma constante ao longo do dia.
Contudo, existem vários equipamentos no mercado, com diferentes potências, tamanhos, constituídos pelos mais diversos materiais. Estas características irão influenciar o desempenho energético do termostato.
Por forma a conseguirmos analisar o comportamento dos termostatos, poderemos aplicar a 1.ª Lei da Termodinâmica!

Calor

Calor é o nome dado ao processo de transferência de energia térmica de um sistema para outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles.

O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema para outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. Ocorre, portanto, sem a associação com eventuais variações nos volumes dos sistemas em interação.

O calor é geralmente simbolizado pela letra Q na física e, por convenção, se um corpo recebe energia sob a forma de calor, o valor Q é positivo, e se um corpo cede energia sob a forma de calor, este é negativo.

O calor sensível: provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível (Q) que um corpo com massa (m) recebe é diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura. Logo, é possível calcular a quantidade de calor sensível usando a seguinte fórmula:

E=m.c.(Tf-Ti)

Em que:
E – Energia necessária em Joule
m – massa do fluído
c – capacidade térmica do fluido
Tf – temperatura final do fluido
Ti – Temperatura inicial do fluido

Assim, podemos calcular a energia necessária para aquecermos a água dos nossos aquários, tendo em conta o seguinte:

- Volume de água: 60 litros (60 kg, aproximadamente, 60.000 g), logo, o nosso m será 60.000;

- A capacidade térmica da água é de 4 J(g.ºC), isto significa que para aumentarmos a temperatura em 1.ºC de um grama de água, temos de lhe fornecer 4 Joules de energia;

- Intervalos de temperatura:
Cenário 1 – Início de uma montagem, em que a temperatura inicial de água é de 13.ºC e a temperatura final da água é de 26.ºC (início da montagem);

Cenário 2 – Manutenção da temperatura diária, sendo que o termostato liga quando a temperatura atinge os 23.ºC e desliga quando a água atinge os 26.ºC.

Posto isto pode calcular-se a energia necessária para aquecer a água nestes dois cenários:
Cenário 1:
Q = 60000 * 4 * (26-13) = 3120000 J (Joule) = 0,86667 kWh

Cenário 2:
Q = 60000 * 4 * (26-23) = 720000 J (Joule) = 0,2 kWh

Esta é a energia que necessitamos para aquecer a água do nosso aquário!

Sabendo isso, qual a potência do termostato que deveremos escolher?

Li muitas vezes sobre uma “regra” em que a potência do termostato a escolher deverá estar função do volume de água que queremos aquecer, de acordo com a relação 1W/l. Assim, para um volume de água de 60 litros, deveremos escolher um termostato de 60 W. Contudo, no mercado, não existem termostatos com essa potência, logo deveremos escolher o que tiver potência acima: 75W.

Contudo, esta escolha será suficiente? Conseguiremos obter bons resultados?

Agora que já sabemos a energia necessária para aquecer o nosso volume de água de 60 litros, poderemos analisar o consumo em kWh de cada termostato. Assim:



Desta análise, concluímos que, para a mesma massa de água a aquecer, o tempo de funcionamento do termostato varia inversamente proporcional à sua potência!
Até aqui tudo ok, se precisamos de fornecer a mesma energia para a água aquecer, é lógico que quanto menor a potência do equipamento mais tempo tem de estar este ligado.

Mas assim, o consumo diário seria sempre o mesmo?

Deveria ser, mas não é!

Os próximos valores que apresento são meramente indicativos, apenas para deixar no ar a ideia e levantar algumas (muitas) questões.

Fazendo os cálculos do custo associado ao funcionamento de cada termostato, apenas variando a potência pode verificar-se que este valor apenas será diferente, caso o número de ligações/dia seja também diferente.
E este número pode variar consoante, o tipo de materiais utilizados na construção do equipamento, o tamanho do termostato, entre muitos outros factores. Por exemplo, os próprios materiais que usamos nas nossas montagens podem influenciar o consumo do termostato, dado que retêm sempre algum calor.
Tome-se apenas como exemplo:



Para confirmar estes valores teria de fazer testes com termostatos da mesma marca e do mesmo material, apenas fazendo variar a potência de cada um, salientando que a massa de água seria sempre a mesma.

Assim, com este testamento apenas quero lançar o debate acerca do funcionamento dos termostatos, a influência dos materiais que os constituem no consumo energético e também na escolha mais adequada a cada aquário.

Fico a aguardar as vossas ideias e comentários, sendo que os meus cálculos são meramente indicativos, não são para seguir como regra!
Obrigado.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 25 Abr 2012, 11:07Responder ao tópico

Antes de mais muitos parabéns pelo excelente tópico!

Deixa-me só fazer uma ressalva que me parece estar um pouco confuso...O custo para o cenário 1 e cenário 2 é igual porque calculaste relativamente ao valor hora do KW? Não entendi muito bem esta parte...

De qualquer forma quando sugeri esta discussão a ideia não era tanto esta mas mais a diferença entre 2 termostatos com a mesma potência e o que nos leva a optar por um ou pelo outro.

Exemplo:

Termostato 1 de 200W com um custo inicial de 10€
Termostato 2 de 200W com um custo inicial de 15€

O que justifica a compra do termostato 2?

Há muitas pessoas que defendem que se tem a mesma potência tem o mesmo gasto.
Ora pela tua excelente apresentação depreendo que não é bem assim, já que, mediante os materiais de que são feitos os termostatos, estes têm mais ou menos dificuldade em fazer a transmissão de energia (calor) para a água!

Assim sendo como distinguir a diferente qualidade dos termostátos?

Que tipo de materiais procurar?

Num caso mais específico, o caso do EHEIM JAGGER que para uma mesma potência são maiores que os da concorrência. Isto é uma maior valia por ter maior área de contacto com a água? Não necessitam de estar menos tempo ligado por este motivo?

Venham daí essas opiniões! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Thiago Cardoso

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 25 Abr 2012, 13:26Responder ao tópico

Ótimo tópico...parabéns
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 25 Abr 2012, 15:54Responder ao tópico

Boas Pedro,

Em relação à tua primeira dúvida, confesso que pode parecer um pouco confuso, mas o valor para o cenário 1 e 2 é igual, uma vez que, ao aumentarmos a potência do termostato o seu tempo de funcionamento para manter a água à temperatura de 26.ºC é menor, logo o custo com energia eléctrica, mantém-se igual.
O custo por kWh é constante. Retirei o valor de uma factura da EDP. Neste cálculo nem entrei com a variação dos tarifários ao longo do dia, senão ainda iria criar mais confusão e saia por completo do objectivo do tópico.

Como dizes e bem, a ideia do tópico é discutir a escolha de um termostato em detrimento de outro, por isso é que achei que deveria ser feita uma abordagem às necessidades energéticas para aquecer a água, antes de entrarmos no debate propriamente dito.

Mas relativamente às restantes questões, acho que posso tentar explicar da seguinte forma:

Por exemplo, uma determinada marca vende termostatos de 75 W, com tamanhos diferentes. Os materiais são exactamente iguais, apenas varia o tamanho do termostato, ou seja, a área de contacto com a água.
Posto isto, qual achas que irá ter um consumo maior ao longo do dia?

Se considerarmos que o calor sensível provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível (Q) que um corpo com massa (m) recebe é diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura.

Contudo, existe um factor muito importante que influencia a velocidade com que esta troca de energia ocorre, que é a superfície de contacto entre os dois corpos, neste caso o termostato e a água.

Assim, julgo que faz todo o sentido dizer que um termostato maior precisa de menos tempo para aquecer a água do que um termostato mais pequeno, tendo eles exactamente a mesma potência e serem constituídos pelos mesmos materiais.

Agora temos outra vertente importante, que é a condutividade térmica.

Pela definição técnica: a condutividade térmica consiste numa grandeza física que mede a capacidade de uma substância/corpo em conduzir/transmitir energia sob a forma de calor. Permite distinguir os bons dos maus condutores de calor e pode ser definida como a energia transferida sob a forma de calor e por segundo, através de uma superfície com 1 m2 de área e 1 m de espessura, quando a diferença de temperaturas entre as duas faces dessa superfície é de 1 K. Exprime-se no Sistema Internacional (SI) em watt por metro e por kelvin (W/(mK)).
Quanto maior for a condutividade térmica de um material, melhor condutor ele é.

Consultando algumas tabelas técnicas, verificamos que o vidro possui melhor condutividade térmica do que o plástico e até do que a própria água!

Contudo, como estamos a falar de calor e como todos os materiais são sensíveis ao calor pois este provoca desgaste das suas características ao longo do tempo, nomeadamente, resistência, elasticidade, etc, os termostatos são sensíveis às imperfeições de construção. Daí, por vezes acontecer certos problemas mesmo em equipamentos de marcas conceituadas.

Pessoalmente utilizo dois termostatos, um de 75 W (para um aquário de 60 litros) e um de 50 W (para um aquário de 35 litros), ambos da mesma marca (marca branca) e ambos estão a funcionar na perfeição à já alguns anos.

Venham daí mais opiniões Wink

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 26 Abr 2012, 10:02Responder ao tópico

Boas

Eu vou dar uma opinião sem me referir aos custos de consumo, pois sobre esses não tenho dados, mas que considero relevante na altura da escolha.
Para mim é importante a qualidade do material em si, ou seja, quando se pega no artigo e se "apalpa" lol! e se sente que é bem construido, com bons materiais e que "respira" qualidade. Como referi noutro tópico, quando se vê termostatos + baratos pode verificar-se por exemplo o comprimento do cabo de alimentação, a espessura do vidro, acabamentos, isolamentos, forma de regulação, etc. O cabo de alimentação no seu interior pode ter + ou - qualidade, não conseguimos ver por fora, mas já me aconteceu trabalhar com fio bom e tem muitos filamentos e ver fio mau que por vezes nem 10 filamentos tem. Derreter um fio pode trazer muitos perigos, incluindo o de incêndio. A espessura do vridro, por exemplo, eu não quero arriscar que qualquer coisa parta o vidro e ZUT, tudo morto. Acabamentos e isolamentos, a mesma coisa, eu nao quero arriscar uma infiltração ou mau isolamento e os peixes viverem em constante stress de passagem de baixas voltagens, ou ZUT (+ uma vez Smile ) tudo morto. Outros promenores considero-os numa situaçao de "conforto" pessoal.
O que quero alertar com isto é somente a segurança e para mim isso é relevante no acto da compra. Prefiro gastar + 5 ou 6 Euros e sentir que me dá segurança. Funcionar todos funcionam, todos aquecem, todos podem avariar. Mas eu não quero matar 50 ou 100 ou + euros em peixes (para além do afecto que se lhes ganha) para poupar meia duzia de euros.
Não estou com isto a aconselhar a carteira de ninguém, apenas sinto-me eu seguro em apostar na segurança. Posso vir trabalhar com a "ilusão" de segurança, é sempre uma ilusão, não sabemos. Até pode o microondas rebentar Smile
Temos de admitir que certos termostatos baratos que ao trazerem - 50cm de fio, em mil que se produza são muitos euros que se poupam, ou na maioria dos casos muitos "Yuans" Wink Se o fio por dentro é - espesso, se o vidro é + fino mais Yuans poupados. So algum tipo de isolamento falha... ZUT outra vez (e já é a 3ª vez que tudo morre... Smile ). E como nós sabemos alguns materiais de marca são sujeitos a regras da CE, outros são sujeitos às regras... pois... Suspect
Se houver um ZUT no meu aquário, desaparece muito mais do que 5€ da minha carteira :fish3:
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 26 Abr 2012, 11:32Responder ao tópico

Boas Rui,

Falaste num ponto muito importante, a robustez e a qualidade dos materiais de construção versus minimização dos riscos para a fauna.

Concordo plenamente com o teu ponto de vista.

Existem equipamentos tão baratos que a sua qualidade, à primeira vista, é logo colocada em causa. Mas para isso deveremos, sempre que possível, verificar os equipamentos nas nossas mãos.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sab 28 Abr 2012, 09:47Responder ao tópico

Boas

Para cálculo dos custos energéticos também não deveria ser analisado a circulação da água? Ou seja, um aquário sem circulação não aquece + devagar? Eu, por exemplo, tenho a flauta de um dos meus filtros externos na direcção do termostato, isso não ajudará na dispersão do calor e consequente ajuda ao termostato não gastar tanto?

Cumps
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sab 28 Abr 2012, 15:30Responder ao tópico

Boas,

Sim, poderíamos analisar o cálculo adicionando essa variante.
Os cálculos que apresentei são para a "pior" situação, onde estaríamos apenas a aquecer uma massa de água de 60 litros.

Quaisquer alterações que façamos a este cenário inicial, irão variar a energia necessária para aquecer a água. No caso da adição do movimento da água, o tempo necessário seria efectivamente menor, logo a energia consumida também seria menor.

Também poderíamos fazer a comparação entre um aquário com tampa e um aquário sem tampa.

Mas para analisarmos todos estes cenários teriamos de os fazer com resultados e medições práticas, algo que neste momento não consigo fazer.

Abraço


Última edição por Hugo Saldanha em Sab 28 Abr 2012, 15:48, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção de erros ortográficos)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sab 28 Abr 2012, 15:44Responder ao tópico

Boas

Tem lógica, pensar no pior cenário e depois tudo o que se adicionar é ganho Smile
Não pensei nessa perspectiva... Embarassed

Cumps Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sab 28 Abr 2012, 15:49Responder ao tópico

Boas,

Exactamente, a ideia é mesmo essa.
Já sabemos qual é o máximo que temos de gastar, quer em tempo quer em energia. Depois é só ir jogando com os outros factores para verificarmos as alterações.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

José Elias
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 18 Jul 2012, 18:46Responder ao tópico

Lá estou eu a meter o bedelho em assuntos que pouco ou nada percebo, mas falta ai um factor muito importante.

Quando olho para as tabelas apresentadas, o que depreendo e que todos os termóstatos com a mesma potência gastam o mesmo de energia eléctrica.

Será que isso e verdade?

Como disse, nada percebo de termóstatos, mas lanço uma pergunta, por exemplo um termóstato de 75w, consome 75w ou transmite em forma de calor 75w? Não me digam que e o mesmo porque não acredito.

Um exemplo disso e as placas de Vítro cerâmica que temos em casa.

Eu tinha uma placa de Vítro normal, não me lembro o nome, mas e daquelas que tem uma resistência por baiXo, e substitui por uma de indução, conclusão, reduzi a factura da luz em 30%

Conclusão, penso que devera acontecer o mesmo com os termóstatos, constante a sua construção, puderam gastar mais ou menos para disponibilizar a mesma potência de calor.

Infelizmente os termóstatos ainda não vêem com indicação de eficiência energética.

Se calhar estou completamente enganado.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 18 Jul 2012, 19:20Responder ao tópico

Boas!

Estás certíssimo!

Na minha opinião claro..

Os termostatos de 75W consomem esses 75W. Agora o aproveitamento que têm é que não é igual.

Tens também o exemplo dos Jagger que por norma são maiores que os restantes, logo distribuem o mesmo calor por mais água de uma vez só.

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

José Elias
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 18 Jul 2012, 19:29Responder ao tópico

Pedro, relativamente ao tamanho, não me parece que um termóstato de por exemplo 75w e 5cm aqueça menos do que um de 75w e 10cm...

O que ira acontecer e que o 5cm ira estar mais quente do que o de 10cm, o que significa que no mais pequeno existira uma diferença maior de temperatura na agua junto ao termo e a agua mais afastada do termo, enquanto com um termo maior conseguimos uma distribuição mais homogénea do calor, logo uma temperatura mais equilibrada.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Francisco Ramalho
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qua 18 Jul 2012, 23:53Responder ao tópico

No fundo estão a dizer o mesmo, maior melhor distribuição de calor, apesar do consumo ser o mesmo instantaneamente, liga menos vezes consumo diário será menor para o maior termostato.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 19 Jul 2012, 12:40Responder ao tópico

Boas Hugo

Gostei deste topico, parabéns desde já

Acho que te faltou referir 2 aspectos, um e já foi referido a circulação de agua pelo termostato e a questão que o Pedro levantou que não me pareceu bastante explicita mas vou tentar simplificar

Tens um aquario por exemplo de 1m se em vez de usares um termostato de 200w podes por exemplo usar 2 de 100w, 1 em cada lado do aquario ou como neste caso o calor esta mais distribuido usar por exemplo 2 de 75w que no total acabava por perfazer 150w poupando aqui 50w mas com maior distribuição de calor logo os mesmos acabam por não ligar tantas vezes como se tivermos só 1 ( atenção que isto é apenas exemplificativo, não estive aqui a fazer contas nenhumas ) e claro que este aspecto compensa mais em aquario maiores se bem que eu pessoalmente em aquarios de pelo menos 120 para cima prefiro mesmo usar 2 termos que mesmo que 1 deles avarie o outro até ser detectada a avaria aguenta bem o aquario

Também temos o aspecto da qualidade como já foi referida pelo Rui que eu concordo a 110% mais vale se gastar mais qualquer coisa e saber o que temos nos aquarios, mas aí já era ir para outros campos tinhamos de estar a falar da pureza do cromo niquel e se estava devidamente dimensionado, etc.

Outro aspecto que me lembrei assim de repente porque estava a olhar para o aquario das feras é o tipo de fauna que temos nos aquarios, num aquario de oscares por exemplo nunca arriscaria um termostato dos chineses, quem diz oscares diz outras especies grandes aí já prefiro gastar mais uns €€ e usar por exemplo uns rena inquebraveis para precaver não se vão lembrar eles de andarem a jogar a bola com o termostato como já me aconteceu varias vezes Very Happy

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 19 Jul 2012, 16:13Responder ao tópico

Boas,

Gostei desta discussão que se voltou a criar em torno deste tópico Smile

Como devem ter reparado este tópico apena serve para despertar a atenção sobre o funcionamento do termostato e a influência que vários factores têm em relação aos gastos energéticos e, claro aos encargos energéticos.

Concordo plenamente com as vossas opiniões e pontos de vista, sendo que, para concluir as minhas teorias e chegar a algumas conclusões teria de fazer, tal como referi, algumas experiências.

É bem verdade o que foi dito: o consumo energético não é igual á transmissão de calor. Existem sempre perdas nos materiais. Só existe um sítio onde isso poderá ser considerado verdade: num espaço vazio (sem matéria), onde as trocas energéticas não sofressem quaisquer perdas. Mas isto já são outras conversas que não interessam para aqui Smile

Existem inúmeros factores que influenciarão o consumo energético dos componentes destinados ao aquecimento dos nossos aquários. O tamanho dos termostatos, o número de termostatos existentes, existir ou não circulação de água, etc…

Um aspecto que o Rodolfo referiu e bem, prende-se com a escolha de um termostato robusto, sempre que a fauna existente o justifique. Pois, mesmo gastando mais alguns euros no início, poderemos estar a poupar centenas de euros em fauna, caso as coisas corram mal…

Venham daí mais comentários.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

manant
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Manuel
Localização : Lisboa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/09/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 13 Dez 2012, 15:45Responder ao tópico

Na última tabela deverias ter o tempo que o aquecedor está ligado, pois para maiores potências o tempo será inferior (a mesma energia será transferida em menos tempo). O valor de € na factura de electricidade será a mesma independentemente da potênca e das vezes que liga desliga. Pois, o aquecedor só irá repor a energia perdida pela paredes do aquário para o meio envolvente (daí a temperatura da sala ser um ponto essencial na escolha de um aquecedor).
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 13 Dez 2012, 15:57Responder ao tópico

Boas,

Agradeço os teus reparos. Mas tal como referi, são cálculos meramente indicativos. Só me seria possível comparar tudo a 100% se tivesse equipamentos e condições para testar os vários cenários. Como não tenho, é difícil…

O tempo de ligamento está definido, pois a última tabela apenas diz respeito ao cenário 2. E os dados do tempo, vêm da tabela 1. O tempo de funcionamento foi calculado.
O que estimei foi o número de ligações por dia. E aí tinha mesmo de estimar.

E se o aquário for aberto? Os valores ficam completamente diferentes: existe maior perda de calor. E será que os materiais que temos no aquário (pedras, troncos, etc…) não terão também alguma influência?

Fica lançado, novamente o debate.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 13 Dez 2012, 16:03Responder ao tópico

Boas

O aquário aberto, acredito que perca calor.

A madeira e a pedra concentram calor, é uma excelente observação
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 13 Dez 2012, 16:08Responder ao tópico

RCoutinho escreveu:
Boas

O aquário aberto, acredito que perca calor.

A madeira e a pedra concentram calor, é uma excelente observação

Boas,

Perde muito calor e muita água Wink

Sim, isso já verifiquei. Basta tirar uma pedra grande de dentro de água e verificamos que está ligeiramente quente (ou que tem algum calor transmitido pela água). Agora no Inverno ainda se nota mais este aspecto. Ou então basta introduzir uma pedra “nova” e comparar a sua temperatura com as que já estavam no aquário. É diferente.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Qui 13 Dez 2012, 20:18Responder ao tópico

Uma pedra, pegando nesse exemplo, absorve calor, mas depois acaba por também o transmitir. Penso que dessa forma se transforma num objecto que ajuda na estabilização da temperatura num aquário e pode contribuir para que o termostato não esteja ligado tanto tempo e/ou tantas vezes.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 09:37Responder ao tópico

Boas,

Sim era essa mesmo a minha ideia. Todos os pequenos detalhes podem influenciar isso. É completamente diferente aquecer e manter à mesma temperatura um aquário só com água do que existindo outros materiais dentro do aquário que possam “absorver” calor.
As variáveis a considerar são imensas. Só poderíamos ter a certeza absoluta, se experimentássemos caso a caso com todas as medições possíveis Wink

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

manant
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Manuel
Localização : Lisboa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/09/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 09:50Responder ao tópico

Viva

A termodinamica tem a resposta. Basta olharmos para o calor especifico dos materiais para perceber que àgua a grande responsável pelo armazenamento de energia no aquário. O Calor Especifico (C) é uma constante dos materias, basicamente diz-nos a quantidade de calor necessária para aquecer de 1º C uma unidade de massa dessa substância.
Agora reparem, de forma aproximada (pois à vários tipos de rochas e madeira):
C água = 1
C Madeira = 0,42
C Rochas = 0,21

Significa isto que para subir 1ºC a 1 gama de água precisamos de fornecer 1 caloria água, 0,42 calorias à madeira e 0,21 calorias as rochas. Ou seja a uma dada temperatura da água do aquário, e depois de estabilizada, a substância água é aquela que mais energia tem armazenada. É a que demora mais tempo a aquecer e também a arrefecer, a madeira e as rochas aquecem mais rápido e arrefecem mais rápido. Pelo que, o efeito estabilizador da rocha e da madeira nos aquários é consideravelmente inferir ao da própria água.

Concluindo, o ter pedras e madeira não contribuiem em nada quando comparadas com a água na redução e estabilização da temperatura nos nossos aquários, e devem ser visto como apenas elementos decorativos.

1Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Hugo Saldanha
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 11:46Responder ao tópico

Boas,

Excelente Smile
Muito bem visto. Nem me tinha lembrado desse "pormenor".
Ainda bem que existem estes tópicos de debate.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

RCoutinho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Sex 14 Dez 2012, 12:11Responder ao tópico

Boas

Deixo uma outra pergunta Smile

Se desligarmos um termostato que esteja num aquário, é pelas extremidades que vai começar a perder calor.
Sendo as pedras e madeiras um componente interior, não poderão agir como algo que atrasará o arrefecimento do aquário? Mesmo precisando de menos calorias para arrefecer, estarão ainda quentes quando a água nas extremidades já começou a arrefecer.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: O termostato - Tópico de discussão   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

O termostato - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-