Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação
Gostos : 0

MensagemAssunto: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 22 Abr 2012, 17:40Responder ao tópico

Boas. Há dias uma pessoa amiga que cometeu a loucura de comprar 4 "pseudo-aquários" (1 KitBetta, 2 "bolas cristal" e 1 aquário de 19L), comprou também 5 bettas femeas e 4 machos para dividir por estes tais "pseudo-aquários" e 1 outro que já tinha de cerca de 25L. Ora, como eu já aprendi a lição de que há condições em que os peixes apenas sobrevivem e mal, acabei por lhe dar na cabeça. Resumindo, como eu tinha aqui um aquário de 25L parado, decidi aceitar 1 dos bettas macho para o tirar daquela peça de vidro que apenas serve para ter umas pedras e pouco mais.

Primeiramente pensei em colocá-lo no meu aqua comunitário visto que não tenho nenhuma espécie, além da colisa femea, que poderia entrar em conflito. Pouco antes de o introduzir no aqua, verifiquei que já apresentava uns pontos brancos tipo sal junto às guelras. Resultado, decidi colocá-lo no aqua de 25L, porque o mais certo era o peixe sofrer de Íctio, podendo infectar os outros. Diagnóstico muito provavelmente correcto, pois actualmente está carregado destes pontos brancos (cabeça, barbatanas e dorso). Já lhe fiz tratamento durante 3 dias com eSHa2000, mas a coisa não melhorou. Agora além dos pontos brancos, também se apresenta com a barbatana traseira colada e à poucos minutos reparei que tinha uma espécie de goma branca nestas barbatanas. Outro problema que tenho é que não tenho comida própria para ele, já tentei com flocos para peixes tropicais mas como esperava não lhes tocou, também já experimentei com artémia congelada, comida que pensei que daria para ele, mas também nao lhe tocou. Tentei a poucos minutos alimentá-lo com bichos da seda que o meu filho ali tem ainda em ponto pequeno (cerca de 4mm), mais uma vez em vão. As minhas questões são:

1 - Além de Íctio, o que é que esta goma branca (parece algodão) e as barbatanas coladas, poderão representar e como é que o poderei tratar?

2 - O facto de não querer comer artémia será normal?

3 - Será que ele poderá comer bichos da seda ou até mesmo outros bichos encontrados em terra de plantas (minhocas, etc...)?

Para melhor análise, posso dizer que o aquário tem as seguintes características:

Aquário Fluval Chi 25L
Filtro Cascata (não sei a litragem)
Termostato 150W Eheim a 28ºC
Algumas plantas artificiais e areão com cerca de 5mm

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 22 Abr 2012, 17:58Responder ao tópico

Boas,

Isso quase de certeza que são fungos. Experimenta fazer um tratamento com Esha 2000.

Não dês essas comidas ao betta. Dá-lhe antes flocos até que fique melhor, depois pensa noutras comidas.

Consegues colocar aqui uma foto?

Abraço

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 22 Abr 2012, 18:08Responder ao tópico

Boas amigo,

Antes demais, tens que tomar atenção ao aquário onde inicialmente albergas-te o betta pois como deves de saber o ictio é super contagioso... :|
Em relação ás perguntas:
1- Esses fungos que o teu Betta apresenta devem-se á má qualidade da água de onde veio, isto é, muito suja e cheia de nitratos nocivos aos nossos peixes, pois ainda existem imensas pessoas que pensam que os Bettas se safam bem num copo de água no qual apenas mudam a água de uma em uma semana... Mad
2- Acho que é bastante normal ele não estar a alimentar-se: o ictio debilita o organismo do Betta, estando este mais "receptível" a outras doenças, e com isso, vem a falta de apetite...
3- Quanto ao teu alimento alternativo, eu não arriscava... Penso que seja melhor apenas ficares-te pelos flocos e artémia (se for possível claro)... Rolling Eyes

Assim com o Hugo Saldanha disse, será melhor aplicares eSHa 2000... A meu ver, vai acompanhando o caso de perto, dá-lhe flocos, e se ele não os comer, retira-os... Aconselharia a também fazeres uns TPA's de 2 em 2 dias, tipo 10% do teu aquário, com água sem cloro (com 1dia de repouso ou com o produto para o cloro, mas aconselho a primeira)... Smile

Vai actualizando o estado do pequeno para que o pessoal te ajude... Wink

Boa sorte, cumprimentos:
Snappy Wink

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 22 Abr 2012, 19:15Responder ao tópico

Boas, desde já obrigado pelas respostas.

Respondendo ao Hugo Saldanha, como tinha mencionado já o tratei com eSHa2000. Acabei o tratamento à 2 dias atrás (foram 3 dias de tratamento), mas não deu em nada =(
Assim que o conseguir apanhar à vista logo tento tirar uma foto... Ele passa o tempo escondido.

Respondendo ao Snappy, sim eu sei que infelizmente muitas pessoas ainda pensam assim, tanto é que quando dei na cabeça ao meu amigo ele foi logo peremptório, "então mas este aquário chama-se Betta Kit". Claro que de seguida lhe respondi que aquilo nao passa de marketing e é uma crueldade que deveria ser vista acabada, porque um aquário de 2L, sem filtro, termostato, etc... não dá para nada.
Fiz hoje uma TPA mas de 40% com água repousada.
Quanto ao aquário, está descansado que ele foi colocado no meu de 25L, obviamente sozinho.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 22 Abr 2012, 20:12Responder ao tópico

Uma coisa que o folheto informativo diz é que caso o medicamento não esteja a fazer o devido efeito, podes ou deves reforçar as doses assinaladas no mesmo folheto... Smile

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Ter 24 Abr 2012, 07:05Responder ao tópico

Então Chojin, como está o teu Betta? Rolling Eyes Já recuperou? Ou ainda está com essas "macacoas"? :|

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Qui 26 Abr 2012, 10:08Responder ao tópico

Desculpem não ter dado novidades nos ultimos dias, mas não tenho estado por cá...
Infelizmente o betta não se aguentou, morreu à 3 dias atrás e aquilo só pode ter sido fungo, porque umas horas depois de morto, a visão era assustadora, estando o betta praticamente todo coberto com uma camada branca, tipo algodão, com cerca de 1cm de espessura (para fora do corpo).

Bom, agora não sei sinceramente o que vou fazer com aquele aqua (se bem que já estava parado à 3 meses)... Se compro 1 betta crowntail, se compro 6 a 8 guppies.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Qui 26 Abr 2012, 16:04Responder ao tópico

Oh, lamento saber isso amigo... :| Também já me aconteceu uma vez, e é bastante triste termos de ver algo assim, como se já não bastasse o nosso peixe não se ter aguentado... :|

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Sex 27 Abr 2012, 12:07Responder ao tópico

É a tal coisa, mais uma vez as lojas é q são as culpadas... Ainda assim tentei fazer com que ele tivesse um habitat como deve ser trazendo-o para cá, mas como já vinha doente e como ainda não houve 1 único peixe que eu tenha visto recuperar com medicamentos (eSHa ou outros), já tinha poucas esperanças que ele se aguentasse.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Sex 27 Abr 2012, 13:07Responder ao tópico

Pois... :| Por vezes é tarde demais quando começamos a aplicar a medicação, ou a medicação é praticamente inutil para algumas doenças... :| Por isso é a tal coisa, mais prevenir do que remediar... Rolling Eyes

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 27 Maio 2012, 11:49Responder ao tópico

Bom dia, eu tambem já estive prestes a desistir dos Bettas apos dois machos terem morrido, um "Veiltail" e um " Crowntail", depois mudei de loja e adquiri um novo "Veiltail" que por pouco nao morreu devido á territorialidade de uma femea que tive que devolver á loja e que me "depenou" o novo betta macho. Agora já está bem, as barbatanas estao a crescer com novos tons de azul e felizmente nao teve nenhuma infecção, juntamente com ele tenho 6 fêmeas, desta vez pacíficas.

Uma dúvida, serei o único a reparar que elas mudam de tonalidade e de padrão de cor???

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 27 Maio 2012, 11:53Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Bom dia, eu tambem já estive prestes a desistir dos Bettas apos dois machos terem morrido, um "Veiltail" e um " Crowntail", depois mudei de loja e adquiri um novo "Veiltail" que por pouco nao morreu devido á territorialidade de uma femea que tive que devolver á loja e que me "depenou" o novo betta macho. Agora já está bem, as barbatanas estao a crescer com novos tons de azul e felizmente nao teve nenhuma infecção, juntamente com ele tenho 6 fêmeas, desta vez pacíficas.

Uma dúvida, serei o único a reparar que elas mudam de tonalidade e de padrão de cor???
Sim amigo, é bastante normal... Quando estão na presença de um macho ou em "posição agressiva", costumam "mudar de cor" e ganhar umas riscas ao longo do corpo...

Só uma questão, metes-te o macho junto com as 6 fêmeas? Ou o teu macho ficou "depenado" ao tentares acasalar? Rolling Eyes

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 27 Maio 2012, 12:39Responder ao tópico

Amigos eu comprei ESHA EXIT e é indicado para todas as doenças de pontos fiquei muito contente com o produto.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 27 Maio 2012, 14:13Responder ao tópico

Boas, na altura tinha 2 femeas, uma azul e uma vermelha listada das quais a azul era " terrivel", tinha tambem os kinguios e as orandas e quando juntei o novo macho e mais uma femea, uma azul listada muito bonita a femea azul e preta ficou super agressiva perseguindo todos os peixes, nao tentei acasalar nem nada, apenas juntei um macho e mais uma femea.

devolvia á loja onde tiveram a amabilidade de me fornecer outra e ficaram com ela como mascote.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 27 Maio 2012, 14:22Responder ao tópico

Sabes que não deves de juntar os machos com as fêmeas, certo? Não apenas por causa das brigas e das perseguições do macho, mas também devido ao stress a que o macho fica exposto, assim como á perda de instinto natural, isto é, pode vir a deixar de ser agressivo, o que geralmente não é bom sinal pois Betta que é Betta, é agressivo para com os da mesma espécie, e se ele passa indiferente perante os da mesma espécie, algo se passa.
O stress pode fazer com que ele fique mais "calmo", mas assim fica mais susceptível a apanhar doenças como o ictio, por exemplo ou outras mais... (Referi o ictio, pois como muita gente deveria de saber, apenas se apanha em casos extremos assim como quando o peixe em questão está mais debilitado, sendo extremamente fácil apanhar ictio).

Quanto ás fêmeas, quanto mais melhor... Porque a hierarquia pode ser "alterada", podendo haver mais "lideres" e assim menos brigas. Smile

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 17 Jun 2012, 16:51Responder ao tópico

Boa tarde, onde poderei comprar o Esha 2000? tambem tenho um betta que começa a apresentar esses sinais de doença, um "limo" branco nas barbatanas e os seus rebordos escuros.

Numa loja disseram me para o por num aqua á parte com 2-3g de sal por litro durante alguns dias com tpa's, eu reparei foi que nessa loja, onde comprei o betta tinha la outro com os mesmos sintomas mas mais avançados, o tipo da loja a primeiro disse que aquilo nao eram sinais de doença, lol esforçei me para nao me rir. mas enfim, o que aconselham?

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 17 Jun 2012, 18:49Responder ao tópico

Boas Rui,

Tenta junto dos nossos patrocinadores, de certeza que eles têm Esha2000 Wink

Infelizmente alguns "lojistas" não percebem minimamente de nada.
Mas sobre as tuas questões não te consigo ajudar muito, terás de esperar por opiniões de pessoal mais experiente.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Dom 17 Jun 2012, 22:52Responder ao tópico

Mesmo, agora até evito ir as lojas, é ridiculo

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Seg 18 Jun 2012, 17:16Responder ao tópico

Peço desculpa não ter respondido logo, mas esta semana é complicado vir ao computador, mas cá consegui dar a volta Wink
O que queres dizer com:
Rui Bacelar Olivera escreveu:
tenho um betta que começa a apresentar esses sinais de doença, um "limo" branco nas barbatanas e os seus rebordos escuros.
?
Se postasses umas fotos seria mais esclarecedor... Rolling Eyes

Cumprimentos,
João Pereira

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)   Responder ao tópico

Betta Doente (provavelmente Íctio mas não só)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-