Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Escolha difícil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Escolha difícil   Sex 20 Abr 2012, 11:30Responder ao tópico

Boas malta, o meu termoestato avariou e preciso de comprar um novo.
Estive a ver na Pet4you e não sei se mande vir para o meu de 100 L um "Boyu" de 200W por 9.65 euros, ou um eheim jager de 125 W por 15.87 euros.
O que acham?
Grande abraço

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Sex 20 Abr 2012, 11:47Responder ao tópico

Boas,

Fala primeiro com os patrocinadores do fórum.
O Adalberto (cable-man) pode arranjar-te coisas bem porreiras.

A nível de marcas não te consigo ajudar muito, pois uso marca branca (e estou muito satisfeito).

Mas pelo que dizem os melhores são os Jagger.

Abraço

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Sex 20 Abr 2012, 12:33Responder ao tópico

Eu ia para "Boyu" de 200W por 9.65 euros, mais económico e eficaz pois vai estar a trabalhar menos horas!

Gabriel P.

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Sex 20 Abr 2012, 12:40Responder ao tópico

Boas,

os eheim são sem dúvida melhores que os boyu mas de facto para 100 litros devias de meter um pouco mais potente.

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Seg 23 Abr 2012, 10:48Responder ao tópico

Ricardo por experiência propria eu vou para o ehiem e não largo essa marca êm termos mas têns da tetra e Sera que também já tive e gostéi e para os 100l dentro dessas marcas um de 150w chega bém os consumos tudo varia do sitio onde têns o aquario e se têm isolamento se apanha muita corrente de ar e.t.c. espero ter ajudado alguma coisa dispõe Abraço

Carlos Mota

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Seg 23 Abr 2012, 16:05Responder ao tópico

ola Ricardo eu num aquario de 54l tinha um da tetra que so me deu dores de cabeça so ligava quando lhe dava na cabeça num aquario de 200l tinha um da prodac fui a mesma treta agora tenho nos dois uns de uma marca esquisita« sonpar»pelo menos e o que esta escrito la com erro e tudo não me perguntes onde fui fabricado que não faço a menor ideia mas no aquario de 200l tenho um de 150 i moro numa zona fia e tenho a agua a 27c no pico do inverno tinha dois o de 150 e um de 100 e este ja o tenho a mais de 8 anos e zero problemas .

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Seg 23 Abr 2012, 17:41Responder ao tópico

Boas
Desde que comecei na aquariofilia, utilizei quase sempre termostatos da tetra (porque tinha quem mos arranjasse a quase metade do preço), os unicos problemas que tive foi, esquecer-me de os desligar durante as TPA's, e boom.
Há pouco mais de um ano rebentou-me um a um domingo, era inverno, não quis dar o dobro por um igual num hiper, dei com uma loja dos chineses que tinha, comprei um de 200w para um aqua de 140l brutos, na altura com tempª de 28º (tinha discus), o que posso dizer é que ainda está em funcionamento, mesmo com as minhas distrações na altura das TPA's tem resistido a tudo, daí para cá é o que tenho utilizado e só tenho a dizer bem, a nivel de consumo nunca medi, mas...

Gabriel P.

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Seg 23 Abr 2012, 20:30Responder ao tópico

Já que se falou aqui nos termostatos prodac aproveito para dizer que são os piores que alguma vez tive, é dinheiro deitado ao lixo. Ainda hoje foi mais um à vida (tinha 2), duram em média 2 meses. Apesar de ainda estarem na garantia nem me vou chatear em mandar para arranjar, foi o último, vou aproveitar para substituir por material de qualidade.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 11:08Responder ao tópico

Eu tenho os da Jagger.

Estou muito satisfeito! Eficiente e esteticamente não é dos piores!

Aproveito para lançar outra discussão relacionada! O consumo destes meninos!

Há quem defenda que tendo a mesma potência o consumo é igual!

Eu não penso assim, mas também nunca fiz medições para comprovar.

A minha lógica é esta:

A resistência consome o mesmo mediante a potência (verdade), mas temos que ter em linha de conta a qualidade dos materiais que constituem o termostato e a respectiva capacidade para dissipar esse calor.

Como maior valia dos Jagger temos o facto de, para uma mesma potência, serem maiores que os da concorrência. Assim, com a mesma potência na resistência têm uma maior superfície de contacto com a água, logo menos necessidade de estar ligados pois dissipam o mesmo calor por maior área, logo penso que irei poupar energia.

Depois temos os materiais em si... Sinceramente não tenho grande fundamento para suportar os Jagger... Apenas que me dão maior "segurança" e confiança que os chinocas da Boyu...

Espero ter "baralhado" algumas cabeças e que tenhamos mais um bom debate! Very Happy

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 11:23Responder ao tópico

Sim eu também acredito que as marcas diferenciam na potência consumida.
No teu caso que até me foste buscar o Boyu e que estiveste mais de uma hora a confundir me ainda mais enquanto certamente te rias, acredito que ainda mais te ris quando novamente me vens baralhar lol.
Mas agora já está comprado e a funcionar:) Para ter a 24 graus tenho que ter aquilo para 30 mas pronto, made em china é assim ehehehe.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 13:54Responder ao tópico

Boas,

Parece-me que vamos ter mais um bom debate, desta vez em torno dos termostatos.

Pedro, concordo plenamente com aquilo que dizes. Existe uma diferença enorme entre a potência efectiva do termostato e o seu consumo energético. Diferença esta que é fundamentada pelo tempo de funcionamento, que varia consoante os materiais utilizados na construção do equipamento em si. Isto, considerando que queremos aquecer exactamente a mesma quantidade de água.

Fizeste-me lembrar uns exercícios que fazia para determinar a energia necessária para aquecer determinado fluído. Essa metodologia poderá ser aplicada nos nossos aquários.
Tratarei de abrir um novo tópico apresentando a metodologia e fazendo comparações simples e directas (não entrando sequer na comparação entre os diferentes materiais) entre vários termostatos.

E farei também a comparação com aquilo que mais interessa, o custo associado, por termostato, em termos de consumo de energia eléctrica Wink

Abraço

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 14:10Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

Venha ele! Very Happy

Fico à espera do tal post!

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 14:33Responder ao tópico

Boas
Como disse anteriormente, até ser escaldado, sou fã dos chinocas, mas não é dos Boyu, que isso é muito fino, tenho mesmo é daqueles esquisitos de que nunca ninguém ouviu falar das marcas, mas posso garantir que se marco para 28º, eles põem a água a 28º. Dou um exemplo há pouco mais de um ano comprei um termostato (não digo a marca, para não melindrar nenhum patrocinador do forum), este inverno, reparei que o aqua não passava dos 26º, como tenho discus, é muito pouco, por isso fui ao chinoca e comprei um de 300w também, pelo balurdio de 4,50€. A temperatura passou "logo" para os 28º. À é porque são 2 termostatos, desliguei um e deixei apenas o chinês ligado, uma semana depois a tempª continuava ainda nos 28º. Mas têm um grande problema, trazem apenas +/- 1m de fio o que pode dificultar muito.
Apesar de não ter provas, penso que consumam mais do que os de marca, mas isso tenho que vêr se convenço o meu sogro a tentar medir o consumo.

RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 16:37Responder ao tópico

Boas

Vocês estão só a comparar (Em termos de preço) a quantidade de calor/preço e o tempo que dura o termostato em si. Mas há outros factores, como a espessura do fio de alimentação, o comprimentos do mesmo, a qualidade de acabamentos, espessura do vidro, etc, etc, etc.
Só para também lançar aqui que o termostato não pode ser só visto como preço/calor. Dou só um exemplo, comprei uma iluminação para um armário que às tantas pifou (Era made in ebay). Normalmente quando cortamos fio encontramos muitos fiozinhos dentro do cabo de alimentação, certo? No meu não eram + que 10... Isto só para dizer que poupando no material, consegue-se melhores preços. No caso do termostato, até pode dar calor e durar, mas não deixa de ter menor qualidade de materiais e de fabrico.
Quanto a este tópico, tenho entre 20 a 25 Jaggers e nunca tive uma avaria. Alguns a trabalhar há perto de 2anos. De outras marcas não tenho, não opino Smile
Também sou de opinião que uma avaria pode acontecer a qualquer altura, tanto em caro como em barato, a diferença também está na forma como a marca trabalha no pós venda. Às vezes até avaria nas mãos de quem o está a vender, não se pode controlar. Nem avaliar por uma má experiência.

Cumps

RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 17:46Responder ao tópico

PS: Escolhi mal a expressão, eu não "tenho" 25termostatos. Lido diariamente com 25termostatos. Não tenho as paredes de casa forradas a aquários lol!

Solange Sousa

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 56

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 17:59Responder ao tópico

Olá!!
eu sempre tive termostatos da marca Sera e nunca tive problemas.
Mas lá está sempre ouvir dizer que termostato ter sempre muita atenção pois é algo fundamental e que por vezes por ã funcionar, dá grande prejuízo para nossos animais...

ps: ter as paredes de casa forradas a aquários não seria má visão affraid

RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 18:14Responder ao tópico

Solange Sousa escreveu:
Olá!!
eu sempre tive termostatos da marca Sera e nunca tive problemas.
Mas lá está sempre ouvir dizer que termostato ter sempre muita atenção pois é algo fundamental e que por vezes por ã funcionar, dá grande prejuízo para nossos animais...

ps: ter as paredes de casa forradas a aquários não seria má visão affraid

Pois não seria, mas ainda que fossem todos "só" de 150w... Tinha de me tornar sócio da EDP Smile
E as paredes serem um aquário? Hm? Um quarto que fosse uma cupula dentro de um aquário?

E a esta hora começa tudo a fazer contas ao vidro e a litros para iniciar novo projecto lol!

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Ter 24 Abr 2012, 22:30Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:
Hugo Saldanha escreveu:

Venha ele! Very Happy

Fico à espera do tal post!

Boas,

http://www.peixefauna.com/t10356-o-termostato-topico-de-discussao

Aqui está ele Wink
Venham daí essas ideias, comentários...

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Ter 24 Abr 2012, 22:33, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de link)

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Escolha difícil   Responder ao tópico

Escolha difícil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-