Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

As diferenças entre um Biótopo e um Temático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Thiago Cardoso

Membro
Membro


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


MensagemAssunto: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 16:57Responder ao tópico

Com a diversidade de ecossistemas aquáticos existentes no nosso planeta, é natural que alguns aquaristas interessem-se por tentar imitá-los em seus própios aquários. E é aí que entram duas possibilidades: o aquário temático e o aquário biótopo.

Antes de nos aprofundarmos no desafio de criar um aquário baseado em determinada região natural, devemos compreender com total clareza as diferenças entre essas duas montagens. É importante esse entendimento para evitarmos possíveis confusões, que apesar de simples de serem evitadas, são muito comuns no nosso meio.

O aquário biótopo é aquele que procura imitar fielmente determinada local específico de um curso aquático. Ele exige pesquisa aprofundada por parte do aquarista, para que dessa forma ele descubra as características que definem esse biótopo: as características da água (temperatura, pH, dureza total, dureza carbonata, coloração, movimentação, oxigenação, doce, salobra ou salgada etc), do substrato (se é formado por areia, cascalhos, lodo etc), a vegetação existente (submersa, palustre, flutuante, central ou ciliar, abundante, escassa ou inexistente etc), a fauna (não apenas a que você deseja criar, como também seus companheiros, vertebrados e invertebrados) além de fatores externos como iluminação, altura da coluna d'água, se o subtrato é coberto por folhas secas, a presença de rochas, corais, conchas, troncos, raízes e galhos.

Não é possível montar um biótopo baseado em informações generalizadas, como por exemplo apenas um ambiente amazônico, pois a Floresta Amazônia é imensa e apresenta regiões com características muito diferenciadas (regiões com água ácida, neutra e alcalina, com água muito agitada, medianamente movimentada ou quase parada, cristalina, cor-de-chá e barrenta, com vegetação densa, com poucas plantas ou em nenhuma macrófita, plenamente iluminadas, com sombra parcial ou totalmente sombreadas etc). Para tanto deve-se escolher um local determinado para então copiá-lo, pois a flora e a fauna devem pertencer ao mesmo nicho ecológico.
Com essas informações à mão, o aquarista estará pronto para montar seu aquário de forma que o resultado final fique igual ao ecossistema que se pretende imitar. Obviamente o aquário nunca atingirá o equilíbrio natural que o meio ambiente possui, por isso a manutenção deve ser como a dos demais tanques, senão ainda mais cuidadosa, dependendo da montagem.

Exemplificando: um biótopo "Igarapés Amazônicos" deve possuir areia fina como substrato, muitos galhos/raízes/troncos, folhas caídas pelo fundo, água bem ácida (menor que 6,5), não terá praticamente nenhuma rocha, transparente e cor-de-chá, apenas suavemente movimentada, mole e quente (menor que 5dH e entre 26/28°C). Como flora poderá ter Nymphaeas e Toninas, ou simplesmente não apresentar vegetação (no caso de optar por vegetação presente, ela naturalmente irá sombrear o aquário caso escolha sem plantas deverá diminuir um pouco a iluminação, pois estes ambiente estão dentro da floresta, o que os torna mais sombrios). Como fauna poderá ter cardumes de pequenos Caracídeos como Neons Cardinais, Rodóstomus, Borboletas e Tetras Amapaensis, alguns Ciclídeos Anões como Ramirezis, Cacatuas e demais Apistogramma, alguns Cascudos do gênero Peckoltia, Ancistrus ou Farlowella.

Claro que foi apenas um exemplo de montagem, existindo inúmeras outras opções animais e vegetais, sendo esse o ponto que envolve a pesquisa aprofundada por parte do aquarista.

O aquário temático é uma montagem apenas inspirada em determinada região, sendo o oposto de um biótopo, menos rígido, exigente e muito mais generalizado. Ele só baseia-se na região, e não segue padrões criteriosos.

Pode-se dizer que é de certa forma uma variação "desleixada", pois não exige muito investimento em pesquisa e procura por informações. Neste caso, não existe a necessidade da busca por uma cópia fiel de um ecossistema, podendo inclusive misturar espécies de diferentes regiões, desde que possuam exigências semelhantes. Isso garante uma liberdade criativa muito maior ao aquarista, dando oportunidade de desenvolver montagens interessantes sem fugir muito do tema principal.

Vamos exemplificar utilizando o mesmo tema anterior: um temático "Amazônico": ele deve conter como fundo elementos amazônicos, que servirão como esteio da montagem. Um substrato de pequena granulometria (não precisa ser necessariamente areia), alguns troncos, raízes ou galhos (já tratados, pois não existe necessidade de água cor-de-chá), uma água levemente ácida (6,5 à 7) e cristalina. Como plantas, bastam algumas famosas amazônicas, como Echinodorus amazonicus por exemplo, somadas a outras de qualquer região do mundo (Musgos, Valisnérias, Fetos-de-Java etc). Como peixes, é possível misturar espécies proveniente da Amazônia com outras de porte e parâmetros parecidos, por exemplo alguns Neons Cardinais, e algumas Rásboras, Killifishes, Corydoras, Bótias, Colisas e Tricogásters Léri. Inclusive, é possível a mistura com outros caracídeos brasileiros, mas proveniente de outras regiões ou latinos como Tetras Pretos e Glowlight, respectivamente.

Depois de pronto, qualquer pessoa que observar o aquário automaticamente associará a montagem com um ambiente amazônico, isso porque por mais que você tenha utilizado no aquário espécies de continentes diferentes, a sua base é amazônica, que é a parte que mais se evidencia (substrato fino, Cardinais e Amazonenses).

E é essa a ideia de um aquário temático, passar a sensação de determinado local, sem a necessidade de copiar fielmente suas características originais.

Portanto, a partir deste ponto fica fácil decidir sobre o que você pretende montar: deseja ter um aquário específico, um biótopo ou um aquário mais genérico, um temático? Geralmente quem escolhe aquários biótopos são os aquaristas mais experientes, pois além da pesquisa teórica se faz necessário um pouco de conhecimento prático. Já aquários temáticos costumam ser a escolha de quem está se iniciando no hobby, pois permite uma maior criatividade e leque de opções na montagem do tanque.

Independente da montagem, aquários inspirados em determinadas regiões são sempre interessantes e motivos de orgulho pelos seus idealizadores. A natureza nos oferece inúmeras opções, basta escolher.

Até.

Por: Mateus Camboim


Última edição por Toreto em Qua 11 Abr 2012, 18:21, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fabio Burgarelli

Recém chegado
Recém chegado


Localização : SP
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/04/2012
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 17:51Responder ao tópico

Fala Toreto...Pergunta, este texto é teu ??? Pois não tem fontes....Parece MUUUITO com esse

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/biotopo-ou-tematico.php

Será que por engano você esqueceu de citar o Autor Mateus Camboim ?

Apenas para lembrar que textos podem ser reproduzidos sem problemas, mas sempre com as fontes citadas senão da impressão que foi você que escreveu né ?

Fica a dica !
Abraços
Burga
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Thiago Cardoso

Membro
Membro


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 18:02Responder ao tópico

Fala Fábio...está aqui abaixo do título - http://www.peixefauna.com/f105-iniciacao-a-aquariofilia

Por: Mateus Camboim
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fabio Burgarelli

Recém chegado
Recém chegado


Localização : SP
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/04/2012
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 18:09Responder ao tópico

Hmmmm é que no título não dá para ver....Por boas práticas costumamos utilizar no corpo do texto, para evitar confusões como a minha que cheguei no texto por um link

Obrigado pelo esclarecimento
Fabio
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Thiago Cardoso

Membro
Membro


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 18:21Responder ao tópico

Vou editar amigo...valeu pela dica
Voltar ao Topo Ir em baixo 

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2823
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 18:33Responder ao tópico

Boas
Ora aqui está uma boa explicação sobre algo que alguns pensão ser a mesma coisa, mas que como se pode vêr é bem diferente.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Thiago Cardoso

Membro
Membro


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Qua 11 Abr 2012, 18:38Responder ao tópico

Isso mesmo, alguns tentam montar um aquário biótopo usando troncos, folhas secas, galhos...Colocam peixes da região, mais a fauna as vezes não condiz com o local...

E isso que difere entre os 2...

Ex: eu sou um pesquisado de todos os tipos de biótopos...então procuro imitar fielmente todas as características do local em que o peixe vive...

Desde dureza, pH, temperatra, época de cheia, época de seca, época de chuva e por ai vai...

É isso que se torna um biótopo...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: As diferenças entre um Biótopo e um Temático   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

As diferenças entre um Biótopo e um Temático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-