Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Metro50cinquenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Ter 17 Abr 2012, 11:22Responder ao tópico

Boas,

Realmente é estranho... Como está a concha deles? Tem manchas brancas?
Sabes os parâmetros da tua água?

Abraço

RCoutinho

Membro
Membro

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Ter 17 Abr 2012, 11:48Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Realmente é estranho... Como está a concha deles? Tem manchas brancas?
Sabes os parâmetros da tua água?

Abraço

Está tudo OK e estão saudaveis. Só que quando eles já estavam a fazer criação mudei de casa e aquário. Ou seja, ovos e pequenos ficaram no aquário que ficou em casa de um amigo. Ele ganhou planorbis e eu ganhei um Eheim 2213, não foi mau Smile Agora já tenho novamente ovos e pequenos, mas tive de começar tudo de novo praticamente. Houve um retrocesso, mas já vai de novo avançado Smile
Mas como eu até gosto de ver muitos, ainda não é praga Smile

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Dom 22 Abr 2012, 20:13Responder ao tópico

Boas

Após atraso técnico e avaria no portatil, estão aqui fotos novas.
O fundo continua claro, a intenção de escurecer não resultou Smile Tenho de arrancar mesmo e colar novo, não há outra hipotese.
Aqui estão algumas HZ, agora já plantei + e cresceram, estas foi a meio da plantação:

A minha aquisição de CO2. Muito bom para fertilização, mas MUITO melhor pelo pearling que já vai fazendo e é um espetáculo Smile :

A minha nova aquisição de iluminação. Não precisava, mas aproveitei um bom negócio... Blau Lumina 6x39w. Uso as 4 que já tinha e 2azuis para fazer transição de luz de manhã e à noite:

Uma nova fauna, adoptei 2corys pigmeu... brutal :cheers: agora terão que vir mais Smile :

Visão geral com a nova luz:

Novo capitulo será colocar o fundo escuro (Novo plano, inclui dinamite e dança do ventre... lol! ) e dar uma poda valente no aquário. Vai ser como dar um passo atrás, para seguir em frente com um aspecto melhor.
Estou a gostar deste desafio, um aquário cheio de seres pequenos, cheio de vida e movimento Smile

Cumps

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Dom 22 Abr 2012, 20:26Responder ao tópico

Viva,

O Aquario está muito harmonioso! Os meus parabens!
Quanto ao vinyl espero pelo fim da tua demanda para ver com que efeito fica!
Reparei que uma parte do tronco encosta no vidro da frente (ou foi impressão minha), isso é má ideia pois se tens um boom de algas não vais conseguir passar o raspador nessa zona!!
Do resto Parabens e força nisso!!!!

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Dom 22 Abr 2012, 20:27Responder ao tópico

Boas
Parabens, tou a gostar da evolução, e quando conseguires pôr o fundo escuro ainda vai ficar melhor.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Seg 23 Abr 2012, 01:20Responder ao tópico

Boas

De facto o tronco encosta uma pontinha à frente. Mas é mesmo só a ponta + alta que se vê na foto. Senão tem de encostar atrás que é uma superficie muito maior, pois o tronco faz tipo uma volta em "u". Tive de optar... Mas já andei lá com o iman para testar e é de facto o que acontece... Vamos lá ver... Rolling Eyes Acho que a demanda do vinil é muito pior do que o tronco. Troco o vinil por um boom de algas lol!
Para mover o aquário preciso que ele fique mais leve, pensei em pedir aos peixes para saltarem todos fora de água ao mesmo tempo, arrasto e já tá. Só resta saber em quanto tempo vou conseguir amestrá-los... :study: :lol:
Mais uma vez agradeço as palvras, respostas, elogios e ideias, é tudo bem vindo.

Cumps e obrigado
Rui

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Seg 23 Abr 2012, 08:11Responder ao tópico

Boas
Se o teu problema é o peso do aqua não deixar arrastá-lo, podes resolver isso fácilmente, arranja uns garrafões vazios (se não tiveres, eu lá para 6ª feira já te posso arranjar uns 6) quando fizeres a TPA, tiras quantidade de água habitual (ou um bocado mais), depois enches os garrafões, até um nivel de água que dê para mexer o aqua (eu aconselho a mexer antes o móvel, mas ... há casos e casos), fazes o que tens a fazer e depoisrepões a água dos garrafões no aqua, e terminas a TPA (lógicamente já com o movel no sitio)
Tenta não demorar muito, e deixar água suficiente para os peixes sobreviverem.
Mesmo assim o aqua vai tar muito pesado, e parcialmente colado ao movel, por isso digo ser preferivel mexer o movel, mas neste caso tens que ter atenção aos pés (não aos teus, mas aos do movel), para não partirem/desencaixarem/sair do sitio.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Seg 23 Abr 2012, 08:52Responder ao tópico

Boas

Já estive a calcular o peso e posso retirar cerca de metade da água. Penso ter entre 180 a 200l brutos. Tenho um bidão de 125l que até dá para meter os peixes um bocadinho. Vou arrastar toda a estrutura e já vou hoje comprar o vinil. Os pés não será problema, a estrutura é forte e vamos ser 3 a mexe-la do sitio. Estou com fé que no feriado já tenho tudo pronto Smile Custo total da obra será um metro de vinil e almoço para 3... Tenho de comprar 2bolas de pão, uma fatia de queijo, bem dividido... Já tá lol!
Também vou "finalmente" começar a forrar o movel... Há mais ideias e afazeres do que tempo... Suspect Mas acho que esse é um mal geral Smile

Cumps

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Seg 23 Abr 2012, 08:56Responder ao tópico

Pois é.
Não se reparaste, mas à partida já tenho quem me arranje physias, não sei se ainda estás interessado, depois quando as tiver digo-te alguma coisa.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Seg 23 Abr 2012, 09:45Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Pois é.
Não se reparaste, mas à partida já tenho quem me arranje physias, não sei se ainda estás interessado, depois quando as tiver digo-te alguma coisa.

Boas
Sim, continuo interessado. Também arranjei quem me prometeu physas, à troca de uma garrafa de Bucelas Smile
Mas não sei precisar quando irá enviar. Se ele enviar hoje, talvez amanhã já as receba. Estava à espera de as receber para dizer que tinha, para não falhar. É + dificil de ter uma praga do que parece à partida Smile
O 1º a receber informa. O que já tenho em alguma quantidade e posso passar a entregar são planorbis castanhos. Mas em termos de algas, não é a mesma coisa...

Cumps

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 10:29Responder ao tópico

Boas

Ontem fiz a adopção (Pagando também se considera adoptar? Smile ) de 3Black Venezuela e 3Corys Pigmeu. Fiquei fã das Pigmeus Smile
Foi-me oferecido um Góbiozito, fiquei um pouco com receio pois nunca tive nenhum, mas vamos lá ver. Come bem, já é um aspecto positivo.
Fiquei fascinado por um Agamyxi, mas teria que lhe meter um açaime... raisparta... :|

Cumps Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 10:38Responder ao tópico

Boas
As Black venezuela, são adultas ou juvenis? Estão sexadas?

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 11:26Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
As Black venezuela, são adultas ou juvenis? Estão sexadas?

Pois... São Black Venezuela... lol!

Ainda têm um tamanho pequeno, são juvenis. Sexadas não, nem sei como se faz...
Posso mostrá-las, não sei explicar mais Smile

Cumps

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 11:45Responder ao tópico

Boas
Deixa-as crescer.
Boa sorte.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 13:56Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Deixa-as crescer.
Boa sorte.

Agora são 3, para o mês que vem adquiro outras 3.
Gosto muito delas, li sobre mantê-las em comunitário e decidi ter porque vi que podia ter. Mas honestamente não sei distiguir macho da fêmea e segundo li ficam com 5cm. Neste momento devem ter entre 3,5 e 4. Trazem as barbatanas um pouco esfarrapadas, o moço da loja explicou-me que ficou descontente com a forma como vieram os peixes que lhe entregaram, mas que os manteve em quarentena, tratou deles e só depois os pôs à venda. Trouxe-as e agora é dar-lhes condições de recuperar. Estão extremamente activas, estou habituado às sossegadinhas Sterbai, estas são espetaculares. Já as pigmeu também são muito activas.
O meu góbio (Ainda ando á procura de descobrir a espécie) que me foi oferecido também anda alegremente pelo aqua, pensei que se ia esconder e nunca + o via, mas pelo que vejo lá anda ele sempre em altas Smile
+ logo meto fotos do góbio, as pigmeu não consigo Smile e as black venezuela não param quietas, fica tudo desfocado...
Se as quiseres ver, combina-se, eu não vou criar, vão estar aqui pelo comunitário.

Cumps

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 14:14Responder ao tópico

Boas
Depois a gente combina, para a semana vou tar de férias, tenho algumas coisas para fazer, entre elas começar outra árvore (tomei-lhe o gosto), mas devo ter tempo livre.
Quero vêr as pigmeu, já que penso nunca ter visto nenhuma.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 26 Abr 2012, 15:09Responder ao tópico

As pigmeu surpreenderam-me por andarem pelo aquário atrás dos narizes de bêbado e dos lamp eyes, tipo "junto-me aqui a este cardume e pode ser que ninguém note" lol!
Adoptei 2 de uma pessoa que se desfez do aquário e fiquei fã...

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Sex 27 Abr 2012, 01:39Responder ao tópico

O meu góbio:

Não sei que góbio é... Ando à pesquisa, se alguém souber e que me ajude, agradeço.
Gosto imenso do bicho, vejo que come, mas quero saber o máximo que puder sobre ele e dar-lhe todas as condiçoes.
Vou ver se amanhã consigo captar as black venezuela que nunca param... Smile

Cumps

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Sex 27 Abr 2012, 21:12Responder ao tópico

Hoje podei:

Amanhã já está igual Smile

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Sab 28 Abr 2012, 16:21Responder ao tópico

Boas,

Está a ficar muito porreiro Wink
Estou a gostar.

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qua 11 Jul 2012, 12:48Responder ao tópico

Boas Rui,

Então e uma actualização?
Como está este aquário?

Abraço

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qua 11 Jul 2012, 14:51Responder ao tópico

Boas

Por motivos pessoais tenho andado um pouco afastado dos fóruns, no geral.
Tive neste tempo um boom de uma alga quase imortal e indestrutivel (Obrigado aos vendedores de musgos...), que quase destruiu tudo o que tenho. Não me matou qualquer fauna, mas obrigou-me a retirar todo o musgo (ao todo eram quase 10litros de musgo), já por 2 vezes rapei rente toda a senssiflora e ainda ando em guerra de paciencia com aquilo. Já lá vai mês e meio, praticamente e quase quase desisti do aquário. Apareceu por acaso uma pessoa que me tem ajudado e com um fetilizante DIY, uma escova de dentes e muuuuuita paciencia, parece-me que a coisa vai... Vamos lá ver, é uma batalha diária.
Também por motivos de avaria... a máquina fotográfica pifou, vi-me impedido de colocar fotos. Mas hoje à noite coloco o estado actual e como em breve terei nova aquisição de equipamento, mais actualizações virão Smile

Cumps

putogiro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qua 11 Jul 2012, 15:05Responder ao tópico

Boas
Partilha a tua experiência com a alga em questão, que sempre pode servir para ajudar outros com problemas semelhantes/iguais.
Boa sorte nessa guerra.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qua 11 Jul 2012, 17:20Responder ao tópico

Boas

A alga em questão chama-se "cladophora". Comprei-a num pack "musgo xmas + cladophora". Sorte a minha, pensei que estava a comprar só uma planta, eis que surge um bónus...
Aparentemente a cladophora é indestrutivel, invencivel e imortal. Já tou farto daquilo até aos cabelos. A solução que me foi dada e estou a tentar é 6horas de fotoperiodo diário (reduzi o fotoperiodo), fertilização DIY que foi feita com base no conceito do tamanho do aqua, fauna e flora existentes e respectiva quantidade. Adquiri uma inovação tecnológica brutal, uma escova de dentes (inventam tudo...) para "varrer" o aquário diáriamente, ou seja, varro a coluna de água, plantas e substrato e arranco toda a alga que conseguir.
A fertilização serve para equilibrar nutrientes e (segundo me explicaram), as algas só surgem quando as plantas não estão bem.
Tenho o CO2 a bombar diáriamente e agora é muita, muuuuita paciencia. Como o musgo já stava agarrado aos troncos, por muito que o arranque, volta a nascer. Por mim tudo bem, mas quando atinge um tamanho minimo, já tem algas. Segundo li é uma alga que vive quase em simbiose com musgos (maioritariamente) e bolas de marimo. Esta minha alga também adorou a senssiflora, pelo que já tive de a rapar rentinho por duas vezes. A sorte é que a senssiflora é uma planta muito resistente e cresce de qualquer maneira. Não se agarra a HZs, nem a uma outra planta que tenho. É estraho, mas é assim.
Desde que comecei a tratar o aquário com fertilização, + CO2 e a escova de dentes, tenho sido bem sucedido a controlar a alga. Mas extreminá-la... Aquilo parece que brota tipo geração espontanea, a gente olha agora não tem nada. Viramos costas e ouvimos "TXARAM!!!" e quando olhamos novamete, já lá está...
Acho que me dava menos trabalho mudar de aquário...

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Metro50cinquenta   Qui 12 Jul 2012, 11:51Responder ao tópico

Boas,

Também já travei uma luta com a Cladophora num pequeno aquário de 30 litros. E digo-te que não é nada fácil.

Ela crescia a uma velocidade incrível, todas as semanas tirava montes e montes dessa alga do aquário e olha que ele é bem pequeno.

Então optei pelo seguinte. Como não conseguia meter CO2 no aquário utilizei Excel directamente na "fonte" da alga, com uma seringa (mas desliguei o filtro uns instantes para não haver movimentação de água).

Aliado a isto, introduzi alguns camarões e caracóis para o aquário.

TPAs regulares e Excel todos os dias.

Passadas 3 semanas já não existem vestígios de cladophora. Pelo que reduzi a aplicação de Excel.

Agora a alga está completamente extinta Wink

Li algures que acima dos 30.ºC a alga poderá morrer de vez, fica cozida. Mas isso também acontece à maioria das plantas, por isso não recomendo essa técnica.

Abraço

Metro50cinquenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-