Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Primeiro Projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

j.macedo

Membro
Membro

Nome Real : Jorge Macedo
Gostos : 0

MensagemAssunto: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 12:57Responder ao tópico

Apos a conclusão do móvel descrito no topico Aquario 60x30x30, vamos agora partir para o dito aquário.

O meu setup será;

Nome ainda não definido.
Aquário : 60 x 30 x 30 = 54L
Filtragem : Filtro Fluval 203 – 420 l/h
Termostato : Fluval 75w com controlador de temperatura externo sob Set-point e dois pontos de medição de temperatura.
Iluminação : 2 x 15w “Flora + Day light”
1 x Régua de Led’s azul “luz noturna”

• Relógio digital + relé para controlo das luzes e válvula de CO2

Fertilização : JBL Manado e uma pequena zona com JBL Sansibar White
CO2 : Garrafa de 2kg com redutor, conta bolhas e válvula 220v

A Fauna : Basicamente vivíparos e alguns neon’s, outras espécies serão para o próximo
aquário.

A Flora : Rochas Taxiphyllum barbieri, Riccia fluitans -- Fundo frente Glossostigma elatinoides, Eleocharis párvula -- Meio Rotala wallichii,Rotala sp. ''green'',Vallisneria sp. 'Mini Twister' -- Trazeira Hygrophila difformis, Cabomba caroliniana, Red Cabomba.

Escolhi estas plantas basiado no site da Tropica

O que vos parece ??? Tenho algumas duvidas principalmente sobre a iluminação.

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 15:19Responder ao tópico

Boas Jorge,

Estás a fazer tudo muito bem, planeado e com calma, vais ver que é meio caminho andado para o sucesso Smile

Deixo-te algumas notas:
- O JBL Manado não é um substrato fértil. Aconselho a colocares uma pequena camada de 1/2 cm de JBL Aquabasics Plus (este sim um substrato fértil) e depois uma camada de JBL Manado com cerca de 5/6 cm à frente e 8/9 cm atrás. Este desnível, para além de dar um bom efeito de profundidade à montagem, ajuda nas limpezas.

- Quanto à escolha das plantas, parece-me bem. Mas se calhar terás de apostar mais um pouco na iluminação. Uma calha 2 x 24 W T5 parece-me uma boa escolha.

Abraço e boa sorte com esse projecto Wink

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 19:11Responder ao tópico

Boas Hugo,

Obrigado pela tua resposta, mas agora deixaste-me umas duvidas.

Entre os dois substratos é preciso colocar alguma coisa ??

As lampadas de 24w não cabem na minha tampa, pois elas tem 55cm + os encaixes.

Por isso eu tinha optado por 2 x 18w. T8 ou T5 será indeferente pois terei sempre que comprar os encaixes.

Qual será a outr opção ??

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 19:20Responder ao tópico

Boas
Jorge, parece-me que o Saldanha se esqueceu de uma coisa, o que ele certamente queria dizer era para optares pro uma calha 2 x 24W T5 L8, é que as T5 L8 são lampadas T5 feitas propositadas para substituir as T8, mantendo como tal o mesmo tamanho, neste caso as T5 L8 de 24w, vêm substituir as T8 de 15w.
Mas para teres mais hipóteses vê aqui
http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1221&pageNum_AquarioRS=0&idcat=130&cat=&subcat=&menu=17

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 19:31Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Jorge, parece-me que o Saldanha se esqueceu de uma coisa, o que ele certamente queria dizer era para optares pro uma calha 2 x 24W T5 L8, é que as T5 L8 são lampadas T5 feitas propositadas para substituir as T8, mantendo como tal o mesmo tamanho, neste caso as T5 L8 de 24w, vêm substituir as T8 de 15w.
http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1221&pageNum_AquarioRS=0&idcat=130&cat=&subcat=&menu=17

Aproveito para colocar um dúvida minha! Smile

As T5 L8 precisas de substituir a régua das T8 ou podes usar a mesma?

Abraço e obrigado!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 19:47Responder ao tópico

Boas
A régua poderás manter, visto que o comprimento das lampadas é o mesmo, o que terás que mudar é de certeza os encaixes ou casquilhos e quase de certeza os balastros.
No site que indiquei, dá para pelo menos apreciar preços.

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 20:29Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas

Boas Nuno,

Obrigado pela dica, se o tamanho for igual otimo. Pois é só esse o problema. Os balastros e casquilhos eu faço a instalação, pois na tampa só ficaram as lampadas e respetivos casquilhos, todo o resto da instalação ficará dentro do armario.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 20:37Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
A régua poderás manter, visto que o comprimento das lampadas é o mesmo, o que terás que mudar é de certeza os encaixes ou casquilhos e quase de certeza os balastros.

Basicamente não posso manter a régua! LOL

Só fica mesmo o ferro então! Eheheheheh

Obrigado pela informação!

Abraço

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 20:40Responder ao tópico

Boas,

Sendo assim acho que com o material em baixo ficará 5 estrelas.

2 x SUPORTE T5 DUPLO EST

1 x BALASTRO 2X24W

Refletora não será preciso pois a tampa será forrada com fita de aluminio usada nos sistemas de AVAC que não descola com humidades nem calor.

Será que é isto ??? Duas lampadas seram o sufeciente ???

putogiro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 21:36Responder ao tópico

Boas
se 2x15W T8, ja dariam, então 2x24W T5L8 melhor darão (pelo que sei as T5 dão mais luz/w do que as T8).
A loja que te indiquei faz alterações e aconselha (telef ou pessoalmente), já falei com quem tinha razões de queixa, eu por enquanto não tenho.
PS . Sei que enviam encomendas, não sei é se tal justifica.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 21:39Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:
Nuno Moreira escreveu:
Boas

Basicamente não posso manter a régua! LOL

Só fica mesmo o ferro então! Eheheheheh

Obrigado pela informação!

Abraço

Básicamente o ferro ou seja a estrutura é a regua, como materiais desta tens os suportes, as lampadas e os balastros, que serão estes materiais que tens que substituir, a régua mantens embora tenhas que lhe fazer pequenas alterações.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 21:46Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Básicamente o ferro ou seja a estrutura é a regua, como materiais desta tens os suportes, as lampadas e os balastros, que serão estes materiais que tens que substituir, a régua mantens embora tenhas que lhe fazer pequenas alterações.

Agora baralhaste-me... Smile

Da loja que indicaste tem lá estas réguas.

Isto já tem o balastro, suportes e tudo o que é necessário ou não?

Abraço!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 21:56Responder ao tópico

Boas

Estamos a falar de aquas Kit, que vêm equipados com régua e x lammpadas, numa situação de alteração, normalmente se manténs a régua (estrutura), podes mudar apenas as lampadas, mas ficas com a mesma potência, se quiseres passar de T8, para T5, para manteres o tamanho tens que optar pelas T5 L8, ficas com mais W (como neste caso, passa de 2x15 para 2x24 - para além de que as T5 dão mais luz), mas para isso tem que trocar os apoios/casquilhos (de T8 para T5), e o mais provavel é ter que substituir os balastros, não só por uma questão de consumo, mas também por uma questão de eficiência.
É lógico que se quiseres uma régua feita à medida eles têm, se quiseres que eles fação uma regua á medida eles fezem, e também te alteram a régua se quiseres, mas tudo isso tem um preço.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 22:02Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas

Estamos a falar de aquas Kit, que vêm equipados com régua e x lammpadas, numa situação de alteração, normalmente se manténs a régua (estrutura), podes mudar apenas as lampadas, mas ficas com a mesma potência, se quiseres passar de T8, para T5, para manteres o tamanho tens que optar pelas T5 L8, ficas com mais W (como neste caso, passa de 2x15 para 2x24 - para além de que as T5 dão mais luz), mas para isso tem que trocar os apoios/casquilhos (de T8 para T5), e o mais provavel é ter que substituir os balastros, não só por uma questão de consumo, mas também por uma questão de eficiência.
É lógico que se quiseres uma régua feita à medida eles têm, se quiseres que eles fação uma regua á medida eles fezem, e também te alteram a régua se quiseres, mas tudo isso tem um preço.

No meu caso a minha régua tem os arrancadores normais das lâmpadas fluorescentes "de cozinha".

Isto implica que este balastro não serve para as T5 correcto?

Assim sendo achas que me compensa comprar balastro e apoios e ter o trabalho de alterar tudo nesta régua?

Ou é mais simples e económico comprar o "kit" que mostrei?

Abraço!

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sex 06 Abr 2012, 22:05Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
se 2x15W T8, ja dariam, então 2x24W T5L8 melhor darão (pelo que sei as T5 dão mais luz/w do que as T8).
A loja que te indiquei faz alterações e aconselha (telef ou pessoalmente), já falei com quem tinha razões de queixa, eu por enquanto não tenho.
PS . Sei que enviam encomendas, não sei é se tal justifica.

Boas Nuno,

Eu sou preciso mesmo do material, pois a nivel de instalações eletricas estou a vontade.

Se o material estiver correto, é só encomendar.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sab 07 Abr 2012, 17:23Responder ao tópico

j.macedo escreveu:
Boas Hugo,

Por isso eu tinha optado por 2 x 18w. T8 ou T5 será indeferente pois terei sempre que comprar os encaixes.

Boas,

Entre os dois substratos eu não coloco nada. Mas por vezes o pessoal coloca umas redes para facilitar a separação quando for na altura de desmontar.

Sobre a iluminação não reparei que se tratava da que estava na tampa Wink Eu estava a referir-me a uma calha "externa", daquelas que assentam no vidro do aquário, sendo que este deveria ficar destapado... Pelo menos é o que eu uso...
Mas sobre isso já vi que estás a ser muito bem encaminhado Wink

Abraço

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sab 07 Abr 2012, 17:40Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
j.macedo escreveu:
Boas Hugo,

Boas,

Entre os dois substratos eu não coloco nada. Mas por vezes o pessoal coloca umas redes para facilitar a separação quando for na altura de desmontar.

Boas,

Mas esta rede é obrigatoria ou interfere em algo caso não seja utilizada ??

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sab 07 Abr 2012, 17:47Responder ao tópico

Boas,

Claro que não é obrigatória. Como te disse eu não a uso. O único objectivo da rede é facilitar a separação dos substratos (inerte e fértil) no momento de desmontar o aquário.

Abraço

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Sab 07 Abr 2012, 18:09Responder ao tópico

Boas,

Compreendi, esse substrato fertil tem que ser trocado de x em x tempo ??

Quais são os prós e contras da ter ou não inerte e fertil ??

Peço desculpa por algumas perguntar parcerem parvas, mas antes de montar o aquario quero ter a lição bem estudada.
Smile

dany

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Ter 10 Abr 2012, 21:59Responder ao tópico

Boas,

Uma vantagem do substrato fértil é poderes teres algumas plantas que exigem um maior cuidado. Mas existe alguns inertes que fazem bem o trabalho, depois colocas de x em quando substrato liquido. Ainda acrescentando o CO2, acho que vais fazer um belo trabalho de jardinagem!! Não te esqueças de comprar uma tesoura bem grande. Mas podes contar comigo para ficar com algumas...
A questão da rede, é importante para não misturar os substratos (fértil / inerte) e por causa da libertação excessiva de nutrientes na coluna d´água (pode provocar um surto de algas). Porém alguns substratos inertes requerem uma camada de cascalho, até que facilita um pouco a limpeza.
Não te esqueças do fundo 3D, porque tens espaço no fundo. No jumbo natureza já existe uns feitos muito bons e não são caros.
Os substratos têm um tempo de validade e se afectam o ph, mas isso tens de procurar nas especificações.

Espero ter contribuído, amigo. Quero ver isso em primeira pessoa.

dany

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Ter 10 Abr 2012, 22:05Responder ao tópico

Lembrei-me que podias no fim colocar umas gambas, que ficava muito giro.....

j.macedo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Ter 10 Abr 2012, 22:06Responder ao tópico

Boas,

Obrigado Dany, de qualquer maneira sabes bem que todo o que eu poder fazer sem dar lucro ao estado melhor. Pois para sustentar cães, já tenho a Fanny. Very Happy

dany

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Ter 10 Abr 2012, 22:24Responder ao tópico

Em vez de colocares a tal fita que até resulta, não consegues arranjar um pouco de forra mecânica das condutas? Depois fazias uns refletores. Sempre direccionavas a iluminação.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Qua 23 Maio 2012, 10:51Responder ao tópico

Boas!

Como está a correr esse projecto?

Coloca aí novidades com a evolução!

Abraço

Thiago Cardoso

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Qua 23 Maio 2012, 13:31Responder ao tópico

Cadê as fotos?? Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Primeiro Projeto   Responder ao tópico

Primeiro Projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-