Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixes para limpar o aqua?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

socodes

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 19:32Responder ao tópico

Boas, depois que comecei a colocar microvermes no aqua, começou-se a juntar alguma sujidade notavél por cima das pedras, e até mesmo em cima das folhas das anubias.
Que melhor especie ter para limpar rochas e até mesmo os vidros do aqua, Caracois? Peixes? Quais as especies, que melhor efectuam este trabalho?
No caso de caracois, convinha ser uma especie que nao toca-sse nas plantas.
Agradecia uma resposta clara e concreta Smile

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 19:50Responder ao tópico

Boas!

Dos melhores peixes que tens para limpar o aqua são os ottocinclus affinis.
São trabalhadores incansáveis e ficam-se pelos 5cm de tamanho em adultos!
São peixes que gostam de ter um cardume...

Dependendo do tamanho do teu aqua e dos teus peixes tens também a hipótese dos SAE.
Bons a limpar pedras e troncos.
Crescem mais e ficam-se pelos 10-15cm.

Abraço

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 19:57Responder ao tópico

Qual pH??
Pois temos Ottos, Ampulárias. Comedor Alga Siamês e Chines

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 20:03Responder ao tópico

Boas
Atenção ao comprar SAE's, a maior parte das vezes compram-se é raposas voadoras em vez de SAE's.
Para limpar tens sempre os ancistrus, para mim são os melhores para limpar troncos.
Que aqua/filtro tens?
Eu já tive um problema semelhante, e tinha a ver com algum excesso de comida e principalmente com falta de movimentação na coluna de água, o que permitia a acumulação de particulas nas plantas/rochas e solo, em vez de estas se manterem a flutuar até serem apanhadas pelo filtro.
Inicialmente resolvi o caso, trocando a flauta, pelo bico de pato e fazendo algumas TPA's maiores, posteriormente acabei por meter uma bomba de circulação.
Se o teu aqua estiver em condições, mesmo sem peixes a "limpar", ou não aparece essa "cobertura" ou então demora muito tempo a aparecer.
Apesar de os adultos também comerem microvermes, estes são mais indicados para alevins.
Quando se dá microvermes é preciso ter cuidado, apenas se pode dar mesmo microvermes, tendo que se evitar dar a "mistura" onde eles são criados.

socodes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 20:18Responder ao tópico

Desculpem a incompletibilidade da pergunta, o aqua é 50*25*30, tenho um filtro Resun 260L, e fauna de momento simplesmente tenho um peixito que ainda nao sei a especie com cerca de 1.5cm pois ainda esta em crescimento ( á mais de 2 meses, estranho nao é? Gajo nao me cresce nao sei porque! ), este aqua a ideia é direciona-lo apenas para guppy's, tenho 3 em fase de crescimento, mas estes estao num cubo vodafone.
De resto é anubias, PH nao sei vos dizer, nao tenho os testes, os que consegui arranjar era de 7.4 a 9.0, fiz de qualquer das formas para experimentar, e a cor correspondia á de 7.4 mas nem era exactamente igual, um pouco mais clara, o que deduzi que o PH fosse inferior a esse valor, mas como é água da torneira, repousada e ciclou um mês +/-, penso que deve andar nos 7.0 mais coisa menos coisa, sublinho, penso!
Temperaturas rondam os 21/22º, pois nao tenho termostato.

Última edição por socodes em Qui 05 Abr 2012, 20:25, editado 1 vez(es)

socodes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 20:22Responder ao tópico

A questao é que segundo li por aí, os Guppy's nao gostam de muita movimentaçao da agua, daí ter adaptado um tubo a fazer de flauta no filtro para reduzir essa mesma movimentaçao, fiz mal?

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 21:11Responder ao tópico

Boas
Eu tirava o tubo, mas penso que o principal problema é tares a dar comida a mais ao peixe.

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Qui 05 Abr 2012, 22:00Responder ao tópico

Boas,

Comida a mais, sem dúvida.

Quanto aos caracóis, eu tenho Planorbis Corneus e são uma boa ajuda a limpar vidros, troncos, etc. Não tocam nas plantas saudáveis.

Só têm um senão, reproduzem-se muito rapidamente.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Peixes para limpar o aqua?   Responder ao tópico

Peixes para limpar o aqua?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-