Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Underworld Foundation - Introducing a new world

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena
Gostos : 0

MensagemAssunto: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 27 Mar 2012, 15:34Responder ao tópico

SETUP

Dimensões: 40x20x15 (12L)
Filtragem: Boyu Filtro Exterior EF-05 150L/H
Aquecimento: Boyu 25w
Temperatura: 25º

Substrato:
Aquagro Nutrasoil

CO2: Caseiro

Iluminação: 18W pl - Luminaria Boyu T5

Fertilização: No inicio pus no substrato umas pastilhas da Sera e agora ponho 1 x por semana 5ml de Sera Florena quanto à fertilização NxPxK como ainda tenho muitas dúvidas nesta matéria e poucos euros para investir por isso não faço nada.

Flora:

Eleocharis Parvula
Hygrophila polysperma 'Rosanervig'
Falta a do lado direito, mas não me lembro do nome :scratch:
Algas castanhas - Agora estão mais controladas, só aparecem quase nas pontas da eleocharis parvula, mas ha duas semanas eram em demasia...

Fauna:

1 Escalar affraid Eu sei que o tamanho do aquario é micro, mas ja estou a juntar uns cobres para lhe dar um novo lar
1 Guppie femea - Acho que está gravida
2 Ottocinclus Affinis

Algumas fotos de ha uma semana atrás:

Este o meu primeiro aquario. Espero que gostem e que principalmente comentem.

Já agora se me pudessem ajudar neste problema eu agradeço:

http://www.peixefauna.com/t10040-quantidade-de-co2

Obrigado

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 27 Mar 2012, 16:24Responder ao tópico

Bom amigo o layout está muito bonito, agora em relação ao peixes você deve sim tirar eles imediatamente...

1º Scalares = São peixes de cardumes, e vivem melhor com 5 indivíduos, além que se voc~e deixar ele nesse aquário, acabará atrofiando os movimentos dele

2º Guppie = Vivem bem em pH ligeiramente alcalino, com isso você não poderá misturar alcalino(guppie) com ácido (scalere)

3º Ottocinclus = São peixes cardumeiros e vivem melhor com 4 a 5 indivíduos

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 27 Mar 2012, 16:29Responder ao tópico

Boas,

O layout está mesmo muito porreiro, com mais umas plantinhas e fica 5*.

Quanto à fauna, tens mesmo de retirar o escalar, o mais depressa possível, caso contrário ele vai atrofiar o crescimento.
Uma chamada de atenção: o que tens aí não são otocinclus affinis mas sim chinese algae eater. Pesquisa um pouco e vais ver as diferenças. A diferença principal é no crescimento, os chinese algae eater crescem até 30 cm sem problemas...
Acho que deverias trocar esses peixes o quanto antes.

Abraço

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 27 Mar 2012, 19:20Responder ao tópico

Obrigado pelos comentarios!

Quanto ao escalar sei que é um crime. Para além de serem peixes de cardume o espaço é muito reduzido. Como nao sei quando vou comprar um novo aquario ate nem me importava de o dar a quem eu soubesse que o tratava bem. Custava me um bocado porque ele ate ja vem comer a mao, mas tinha que ser para o bem dele.

Hugo em relaçao ao algae eater que esta na foto, infelizmente a semana passada morreu e só no domingo é que comprei os dois ottos. Já agora comem tao bem algas como os limpa vidros?

As plantas dos cantos, sao outro problema... 1 comprei e so dps e que li na net o que elas crescem. Estou a pensar em renovar ambas que estao nos lados por umas que nao crescam tanto.

Mas assim que tiver algumas em mente peço vos opiniao.

Um abraço.

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 27 Mar 2012, 22:40Responder ao tópico

Muitos parabéns pelo 1º aquário, o Harscape está muito bonito, adorei essas pedras =)

Quanto ao que chamas de limpa vidros, esse é precisamente o nome comum dado ao ottocinclus. E sim comem algas bastante bem, se bem que não tenha conhecimento de nenhuma espécie que ataque todos os tipos de algas existentes.

Tal como já foi dito junção de escalares com guppies não é muito boa ideia, devido à diferença de parametros da água. No entanto as outras questões levantadas também levantarão problemas (os peixes serem de cardume, espaço insuficiente, etc...)

Infelizmente tens um aquário mesmo MUITO pequeno =/
Nem para teres camarões é apropriado. Eu no teu caso, visto que já tens um hardscape engraçado, compraria um betta macho e ficaria-me por aí (precisamente o que vou fazer com o meu aquário de 25L). Mas é só uma opinião.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Qua 28 Mar 2012, 23:16Responder ao tópico

Obrigado,

Ja esclareci acima a duvida dos otto e os comedores de algas chinesas :p

E por falar em algas e peixes que comem algas... Já estou como diz um amigo:

"Do que cá hà, nada falta"

Agora para além das algas castanhas tb tenho green spots no vidro e pedras...

Sabem se os ottos affinis comem as green spots?

Um abraço

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Qui 29 Mar 2012, 13:24Responder ao tópico

Não otos não comem, agora talvez umas ampulárias ai sim ajudaria nessas algas filamentosas

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Seg 09 Abr 2012, 10:49Responder ao tópico

Caros amigos...

E o tema do dia é: Fertilização! :cheers:

Depois de ler alguma informação sobre fertilizações Macro\Micro Nutrientes em separado e alguns produtos que já são um conjunto disto tudo, finalmente decidi-me e comprei o ELOS FASE 1 e 2, porque para além dos beneficios obvios da fertilização estou com um grave problema de algas castanhas no tapete de eleocharis parvula e de verdes nas rochas e vidros que espero corrigir com aplicação do ELOS...

Está mesmo mau!!! A semana passada dei uma poda bem rente ao tapete porque não havia um runner sem algas... Agora que os novos runner começam a crescer as algas castanhas mal vêm um runner de eleocharis chamam-lhe um figo!!! Suspect

Como neste momento só tenho o teste dos nitratos vou a aplicar como a regra de 3 simples manda:

- A bula diz que para cada 100l de água aplicar 1ml de fase 1 ou 2 , por isso como o meu micro aquario tem ~ 12l vou aplicar ~ 0,12ml de fase 1 e 2 alternadamente.

O próximo passo será comprar um kit de CO2, e caso não resolva o problema comprar o ELOS K40...

Acham que para já o FASE 1 e 2 sem CO2 vai dar algum resultado?

E já agora 1,5 watts por litro é mais do que suficiente para desenvolver um tapete de eleocharis parvula, certo?

Obrigado pela vossa ajuda.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Seg 09 Abr 2012, 11:15Responder ao tópico

Boas
Acho que o principal é arranjares testes, pelo menos o dos nitritos e o do PH, a situação das algas é algum desiquilibrio que tens na água.
Quanto tempo tem esse aqua.
Se tiveres algum amigo que tenha um set completo de testes, podias pedir-lhe para te fazer uns testes à água.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Seg 09 Abr 2012, 14:05Responder ao tópico

Boas,

Faço estes os testes de PH - GH - KH - NO2 - NO3 e amónia.

O NO2 é o teste dos nitritos que falas, certo?

O aqua já tem para ai uns 4 meses com o tempo de ciclagem incluido...

Não tenho nenhum amigo que tenha testes para fazer ao aqua... Mas que testes recomendas, para além dos que já faço?

Logo coloco os valores todas das medições aos testes que tenho no momento!!!

Abraço.

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 00:27Responder ao tópico

Boa noite,

Fiz os testes todos que tenho no momento:

PH: 8
GH: 4
KH: 4
NO2: 0mg\l
NO3: 5mg\l

Podem dar uma opinião relativamente aos valores?

Obrigado.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 08:09Responder ao tópico

Ora boas!

Esse pH está excessivamente alto!

Tens alguma coisa calcária no aquário? Ou é a água da rede que já vem assim?

De resto está tudo normal, sendo que é provável que comeces a sentir as plantas com algumas carências com esses valores de NO3...

De qualquer maneira se começaste a fertilizar com ELOS (dificilmente poderias começar melhor...) dentro em breve esses valores vão ao sítio!

Uma chamada de atenção em relação à fertilização é que mais vale um pouco a mais que um pouco a menos!

Existe o mito que muitos nutrientes provocam algas. Mas não passa disso mesmo! Um mito!

O que provoca as algas é a falta de nutrientes!

Pesquisa um pouco por Método Estimativo de Tom Barr e percebes o que te quero dizer...

Se estiveres à vontade no Inglês podes espreitar aqui.

Abraço!

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 09:23Responder ao tópico

Bom dia,

InCoGniTuS escreveu:

Esse pH está excessivamente alto!

Tens alguma coisa calcária no aquário? Ou é a água da rede que já vem assim?

Vem mesmo assim da rede!!! Vou ver no site do substrato se falam em alguma subida de PH...

Será por causa das vezes que faço TPAS? Como é um aquario pequeno com 12l de 2 em 2 dias tiro dois litros de água e acrescento para ai uns três...

InCoGniTuS escreveu:

De resto está tudo normal, sendo que é provável que comeces a sentir as plantas com algumas carências com esses valores de NO3...

Não tenho bem a certeza será 5mg\l ou 10mg\l porque utilizo os testes da aquili e nao consigo distinguir muito bem qual dos rosas é, mas quase de certeza que é as 5mg\l

InCoGniTuS escreveu:

Uma chamada de atenção em relação à fertilização é que mais vale um pouco a mais que um pouco a menos!

Existe o mito que muitos nutrientes provocam algas. Mas não passa disso mesmo! Um mito!

O que provoca as algas é a falta de nutrientes!

Pesquisa um pouco por Método Estimativo de Tom Barr e percebes o que te quero dizer...

Se estiveres à vontade no Inglês podes espreitar aqui.

Vou começar então a fertilizar com ~25ml de fase 1 e 2. Será muito?

Já li sobre o aparecimento de algas por carencia de nutrientes, e se não me engano, no texto do calculo por estimativa do tom barr (acho que até li neste forum) diz mesmo que ele já testou ao extremo vários tipos de cenarios com excesso do nutriente x, com carencia dos nutrientes xyz e sempre que apareceram algas foi pela carencia.

Uma duvida: O metodo estimativo não se aplica só a fertilizaçao dos nutrientes em separado?

Abraço e obrigado...

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 09:52Responder ao tópico

Em relação à tua dúvida, a resposta é não.

Se usares um fertilizante tudo em um, o que tens de fazer, de acordo com o EI, é garantires o mínimo em todos os nutrientes, mesmo que alguns fiquem com excesso.

Quanto à quantidade do ELOS não faço ideia porque nunca usei! Sei que é um fertilizante excelente, mas não é para a minha carteira! Smile

Por último, porque fazes TPA de 2 em 2 dias? Um aquário de 12l e um filtro de 150l/h acho que não tens necessidade nenhuma disso...

Faz as reposições necessárias por causa da evaporação e, se fosse eu, faria apenas uma muda de água de cerca de 3l semanalmente.

Abraço!

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 10:41Responder ao tópico

Ok, deu para perceber, obrigado!

Eh lá... Estás a dizer que tenho uma carteira recheada?!? :lol:

Por acaso li bastante sobre o elos Fase 1 e 2 e não sei se é assim tão caro quanto isso a longo prazo e já o FAAO diz mesmo... ( mas ele também deve ser patrocinado pela ELOS por isso é de desconfiar. xiiiiiuuuu!!! eh eh eh Razz)

Mas também não digo que o investimento inicial seja facil No

Por acaso nunca tinha perguntado sobre os TPAS, mas sendo assim fico mais descansado...

Vou experimentar como disseste e estar mais atento à amonia!!!

Mais uma vez obrigado.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 10:59Responder ao tópico

Boas,

Estás a ser muito bem acompanhado. O que o amigo InCoGniTuS mencionou está mais que correcto Wink

Vai fertilizando e observa o comportamento das plantas. Se tiveres mais testes (para Fosfatos e Potássio) utiliza-os. Se não tiveres, não te preocupes.
Tens o kit da Aquili, certo?

Mas quando dizes que: "Vou começar então a fertilizar com ~25ml de fase 1 e 2. Será muito?"
estás a referir-te a uma única fertilização semanal? Não será preferível dividir a dose recomendada pelos vários dias da semana? Digo isto pois o teu aquário é muito pequeno.

Abraço

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 11:24Responder ao tópico

Boas Hugo,

Estou sim sr Smile

Os unicos testes sao os da aquili PH-GH-KH-NO2-NO3 e NH3 e NH4... Porque perguntas?

Entrentanto li no post das noções básicas de fertilizações que tenho GH dentro normal... eh eh eh. Nem tudo é mau Smile

Vou aplicar 25ml como manda o programa do fertilizante:

FASE 1 (4x): Dom, Seg, Qua, Sex;
FASE 2 (3x): Ter, Qui, Sáb;

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 11:43Responder ao tópico

Boas,

Perguntei porque estive quase a comprar esse kit de testes Wink
O que achas deles?
É pena que não tenha os outros dois testes, isso sim seria um kit muito fixe. Mas pelo preço não podemos pedir muito, não é?

Confesso que não conheço os fertilizantes da Elos, ficam um bocado fora do orçamento. Mas não tenho a menor dúvida em relação à sua qualidade.

A nível de flora, estás a pensar colocar mais alguma coisa?

Abraço

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 12:08Responder ao tópico

Boas,

Este é o primeiro teste que compro e não tenho base de comparação...Por vezes tenho alguma dificuldade em comparar os resultados do PH e do NO3 com a escala. O KH também não é nitido quando passa de "Azul mt clarinho para laranja mt clarinho" e fico sempre na duvida se são 4 ou 5 gotas. Mas é como disseste e bem, pelo preço não se pode pedir muito mais...

Quanto à Flora vou colocar muita mais variedade. Neste momento tenho duas preocupações.

1º - Dar o escalar. Vai me custar mas tem que ser...
2º - Tratar da escolha da Flora e começar a plantar.

Epah estou a ver que fiz um grande investimento no fertilizante... Vamos ver se justifica!!!

Já agora como converto ppm em mg\l? Já li isto algures mas não me lembro onde confused

É que o meu resultado do NO3 deu 5mg\l e sei que o valor aconselhado é entre e 5 ppm a 10ppm.

Abraço.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 12:24Responder ao tópico

Boas
Como em toda a bela há um senão...
Penso que o melhor era repensares todo o aqua.
Ou seja concordo com o que todos têm dito (eu também já o disse), mas...
Tens que mudar alguma coisa, pois um Ph de 8, é muito alto para escalares e para guppys.
Eles tão bem. É possivel, mas o tempo/qualidade de vida é muito inferior.
Acho que deves mudar as espécies ou arranjar forma de baixar o Ph, o que com um aqua tão pequeno não é fácil e é perigoso, pois as variações de Ph são mais perigosas do que os valores em si.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 12:33Responder ao tópico

Tendo um aquário minimamente maturado, como é o teu caso, TPAs semanais são mais que suficientes!

Quanto ao ELOS acredito que a médio prazo não seja assim tão caro, mas é um investimento inicial brutal...

Posso dizer-te, a título de exemplo, que no caso do meu aquário (280l) arranjei fertilizante DIY (pós) por cerca de 25€ e dá-me para 1 ano... Smile

Diz-me só mais uma coisa.

O filtro com que frequência o limpas e como o fazes? Usas água da torneira para o limpar? O que limpas? Esponjas e cerâmicas?

Abraço!

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 13:37Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:

Penso que o melhor era repensares todo o aqua.

Eu sei que talvez esteja a investir demasiado neste pequeno aquario, mas só avanço para outro quando tiver este pronto...

Nuno Moreira escreveu:

Ph de 8, é muito alto para escalares e para guppys.
Eles tão bem. É possivel, mas o tempo/qualidade de vida é muito inferior.

Guppys já não tenho, morreram todos! E por isso é que quero dar o escalar a quem eu souber que irá tratar bem dele. Já tenho uma loja em vista, que tem um aquario gigante de exposição, e que agora introduziram um grupo de escalares e se souber que não são para venda vou pedir para ficarem com o meu ziggy mais conhecido por zigalhoto lol! .

Depois disso vou me preocupar com as plantas e assim que tiver ai escolho outra fauna...

InCoGniTuS escreveu:

Posso dizer-te, a título de exemplo, que no caso do meu aquário (280l) arranjei fertilizante DIY (pós) por cerca de 25€ e dá-me para 1 ano...

Pois dessa forma não tem comparação possivel e ainda para mais 280 l é muito litro... Já li algumas coisas sobre fertilização DIY mas ainda sou muito "kanuko" para me aventurar com isso Razz

InCoGniTuS escreveu:

O filtro com que frequência o limpas e como o fazes? Usas água da torneira para o limpar? O que limpas? Esponjas e cerâmicas?

A frequência não é assim muita, mas é para ai uma vez por mês. Ainda ontem olhei para o filtro e pensei que estava mesmo a precisar de boa uma limpeza...

Das poucas vezes que limpo, limpo as ceramicas, o carbono ativo e a esponja com agua que retiro antes de um TPA... Tiro a agua que estava no "repeciente Smile " do filtro e troco também por agua retirada do aqua...

É bem?

Abraço e obrigado a todos!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 13:57Responder ao tópico

Boas
Atenção quando disse que era melhor repensares o aqua todo o unico motivo foi as exigências da fauna em relação com os valores de PH, porque se tivesses um ph de 6,5 a 7, o teu aqua está um espetáculo, principalmente se pensarmos que é um 1º aqua.
Eu tenho guppys com um ph de perto de 8, mas demorei muito tempo a habituá-los e já são filhos de quem nasceu com ph assim, isto num aqua de + de 100l é possivel, agora num aqua tão pequeno é quase impossivel.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 14:35Responder ao tópico

André deVil escreveu:

A frequência não é assim muita, mas é para ai uma vez por mês. Ainda ontem olhei para o filtro e pensei que estava mesmo a precisar de boa uma limpeza...

Das poucas vezes que limpo, limpo as ceramicas, o carbono ativo e a esponja com agua que retiro antes de um TPA... Tiro a agua que estava no "repeciente Smile " do filtro e troco também por agua retirada do aqua...

É bem?

Não é bem.... É muito bem! Smile

Só me deixaste preocupado com uma coisa....

Quando falas em carbono activo estás a falar em carvão activo?

Se é tira isso já do filtro!
O carvão activo só é usado quando queres ou clarear a água ou retirar excesso de medicação ou químicos introduzidos.
O problema do carvão é que tem uma vida útil de aproximadamente 1 mês!
Depois deste período começa a libertar agentes nocivos para a água em vez de os absorver!

Abraço!

Última edição por Hugo Saldanha em Ter 10 Abr 2012, 14:41, editado 1 vez(es) (Razão : Alteração da citação)

putogiro

MensagemAssunto: Re: Underworld Foundation - Introducing a new world   Ter 10 Abr 2012, 14:39Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:

Quando falas em carbono activo estás a falar em carvão activo?

Se é tira isso já do filtro!
O carvão activo só é usado quando queres ou clarear a água ou retirar excesso de medicação ou químicos introduzidos.
O problema do carvão é que tem uma vida útil de aproximadamente 1 mês!
Depois deste período começa a libertar agentes nocivos para a água em vez de os absorver!

Abraço!

Muito bem dito, além de que absorve nutrientes que fazem falta às plantas.

Underworld Foundation - Introducing a new world

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-