Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Santiago2six

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Ter 27 Mar 2012, 15:05Responder ao tópico

Apresentação do meu novo aquário.
Após uma semana de espera , com alguns falhanços há mistura (fundos partidos e casa cheia de agua), para além disso com algumas experiências e compra de novas espécies e sistema de iluminação; apresento o meu projecto:

Dimensões : 95x 45 x 45 , aproximadamente 192 Litros

Móvel: Construção própria com montagem em madeira móvel sobreposto no outro : 32 € aproximadamente gastos.

Iluminação : 2 calhas leds 20 €
2 calhas luz normal 15 €

Decoração : Artificial variadas plantas, pedras, e imitações de " corais plantas vivas"

Mecanismos : Uma bomba de ar com duas saídas de ar fazendo uma cortina no fundo e uma outra pelo meio das plantas.
Filtro Externo elite hush 35 de 550 l/h
Filtro interno de 300 l/h boyo mais um interno de 200l/h
Termostato de 300 w

Fauna : 19 Neons Rosas e azuis
10 Guppy
4 Cory
2 Pleco
2 Otocinclus
2 Escalares
1 Betta
1 rã Africana
1 Kuhli
1 Peixe elefante(Gnathonemus petersii)
3 Molly Balão
1 Betta
2 Botia Palhaço
3 Kinguio
2 Tubarão frenatus
2 Turarões Martelo
2 Ramirezi
1 Gourami Pérola
2 Viúvas Coloridas
2 Dánius rosa
6 Helenas

Falta adquirir 2 discus para terminar.

Ainda falta muito trabalho mas por enquanto deixo todas as fotos e vídeos que tenho :

Móvel e aquário ( ainda sem nada mesmo) :

Montagem por Santiago2six, no Flickr

Água nas primeiras horas:

http://www.flickr.com/photos/santiago2six/7021341849/in/photostream

Preparação por Santiago2six, no Flickr

Entretanto este prototipo quebrou...a agua tomou conta do meu quarto...XD

Depois a re-construção com maior qualidade de vidro de 8mm e ainda mais alto ficou com este aspecto :

SANY0003 por Santiago2six, no Flickr

Finalização por Santiago2six, no Flickr

SANY0015 por Santiago2six, no Flickr

Videos :

http://www.youtube.com/watch?v=-8Bnp_FGqmc&feature=youtu.be

http://www.flickr.com/photos/santiago2six/6874624546/in/photostream

Digam opinião um abraço a todos.

Última edição por Santiago2six em Ter 10 Abr 2012, 13:26, editado 7 vez(es)

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Ter 27 Mar 2012, 17:53Responder ao tópico

Comentem...Abraço

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Ter 27 Mar 2012, 20:40Responder ao tópico

Bem, assim a primeira vista diria que é um aqua colorido, mas não é sinceramente a minha praia. Parabéns pelo móvel e aqua feitos á mão, mas não gosto do ar demasiado artificial, que lhe puseste pois de ambiente natural nada tem!

Se querias um aqua plantado melhor opção era colocares plantas naturais e pedras naturais. O uso de decorações artificiais, não é de todo o que recomendaria até por causa da saúde dos peixes que ao roçarem pelas plantas podem-se magoar, depois corais existem nos aquas de água salgada que não é o caso, tens ai peixes de rio. Mas para não te massacrar mais com as decorações não digo mais nada.

A fauna peca por ser excessivamente diversificada, e de ph's também eles não compativeis, teres guppys e outros com escalares e discus discordo sinceramente, para mais que escalares e discus são peixes de cardume o que significa 5 a 6 exemplares, bem no minimo 4 de cada.
Optas por escalares ou discus, embora ambos não se deem com guppys e molly's, vão sair com barbatanas ratadas possivelmente, pois ciclideos são territorialistas, coisa que vivíparos não são.
O betta também é conhecido por peixe lutador, vais andar atrás das caudas dos vivíparos.

Enfim leva a critica como construtiva, que o quero é ajudar a melhorar o aqua que tens em casa! Wink

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 28 Mar 2012, 08:13Responder ao tópico

O meu objectivo era mesmo artificial, não tinha ideia a ter um plantado ou plantas naturais, queria recriar um salgado artificial, mas isso é mais complicado.
Quanto aos vivos sempre tive a mais variedade possível ,19 espécies diferentes pois queria ver todas as suas diferentes posturas, já tenho todas juntas há mais de 4meses (apenas os discus que ainda não chegaram), cada uma delas assume a sua postura e território e tudo esta plenamente bem (tanto como saúde como beleza de cada uma delas), brigas lá dentro não existe todos se dão muito bem e ninguém procura morder ou ratar cauda de nenhuma.
Pode ser sorte mesmo, mas por enquanto tudo corre muito bem.
Aceito as criticas porque são todas bem vindas abraço.

Obrigado

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 28 Mar 2012, 09:25Responder ao tópico

Boas
Da grande mistura que aí tens, já nem vale a pena falar, porque já falaram. Do aspeto artificial (salgado) a mesma coisa.
Agora quando falas em "ver todas as diferentes posturas", o que é que queres dizer?
Estás a referir-te aos comportamentos no aqua, ou mesmo a posturas?
É que com essas misturas, posturas não deves ter, nascimentos só dos guppys, e mesmo assim se não tiveres muito cuidado, não te sobrevivem.
Depois penso que tens o aqua muito sobrelotado. Plecos - 60cm; peixe elefante - 35cm; Discus - 20cm; Escalares - 15cm; tubarão martelo, já os vi com mais de 40cm.
Como podes vêr só a um exemplar por espécie, já atingirias a regra de 1 litro por peixe (em adulto).
Se levares em conta que o teu aqua tem 190l brutos, porque se contares com litros uteis, provavelmente não passas os 160l.
Se pensares que algumas das espécies que indiquei em cima, vão ter mais do que um exemplar, que além dessas ainda tens várias outras espécies (caso do neons 19x5cm=100cm).
Se pensares que alguns dos exemplares precisam de esconderijos, e que isso também ocupa espaço.
Se pensares que tens 2 filtros estremamente fracos, ainda por cima internos (também rouba espaço), com peixes que sujam tanto como os discus e mesmo o pleco.
Chegas fácilmente à conclusão que o melhor era deixares metade das espécies, para poder dar condições de vida aos restantes.

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 28 Mar 2012, 09:38Responder ao tópico

Pois acredito que tenham razão, por enquanto olha para o aquário e o vejo muito vazio pois ainda são todos muito pequenos.
Eu não tenho tido mortes e tudo me parece estar muito bem apesar da lotação esgotada Very Happy e os níveis de Ph serem opostos entre os demais.
As espécies que quero abandonar são os guppy mas agora só com o tempo é que os irei oferecer.
Eu comecei este vicio á cerca de 4 meses e ainda tenho de aprender muito.
Obrigado pela opinião

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 28 Mar 2012, 11:27Responder ao tópico

Santiago2six escreveu:
Pois acredito que tenham razão, por enquanto olha para o aquário e o vejo muito vazio pois ainda são todos muito pequenos.
Eu não tenho tido mortes e tudo me parece estar muito bem apesar da lotação esgotada Very Happy e os níveis de Ph serem opostos entre os demais.
As espécies que quero abandonar são os guppy mas agora só com o tempo é que os irei oferecer.
Eu comecei este vicio á cerca de 4 meses e ainda tenho de aprender muito.
Obrigado pela opinião

Boas,

Agora podes ver tudo bem, mas existe uma diferença entre viver e sobreviver. Tal como indicou o Nuno e muito bem, não tens um aquário adequado às espécies que queres manter.
Acho melhor fazeres uma selecção o mais rapidamente possível e ficares só com alguns peixes.
Lê e pesquisa sobre as necessidades de cada espécie, sobre os crescimentos, etc. Toda a informação que conseguires pesquisar será importante para evitar que voltes a criar uma "confusão" destas.

De resto, a malta está cá para ajudar, não desanimes Wink

A nível do layout, acho que a fauna ficaria a ganhar se criasses um ambiente mais natural. Com plantas naturais. Tentando recriar uma paisagem não marinha (porque acho que não resulta mesmo nada bem num aquário de água doce e ainda por cima com as espécies que tens).

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Qua 28 Mar 2012, 11:31, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de informação)

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 28 Mar 2012, 16:50Responder ao tópico

Vou actualizando Todos os dias com fotos e vídeos.
Um abraço.

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 08:28Responder ao tópico

Fauna Remodelada, zebra e trigogaster doados... aquário mais calmo e equilibrado postarei fotos e vídeos de tarde...

João Pereira

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 11:04Responder ao tópico

Quando vi as fotos, adorei o aquário, mas é como a Vera disse, está muito artificial, e para os peixes de água quente que ai tens, acho que deverias de ter apostado um bocadinho nas plantas naturais... Smile Mas tirando isso, está espectacular amigo, parabéns... Wink

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 11:17Responder ao tópico

Obrigado João, de tarde coloco actualizações pois alterei um pouco as coisas...Sim futuramente investirei plantas naturais..
Abraço

João Pereira

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 11:46Responder ao tópico

O único "problema" das plantas naturais é por vezes saber conciliar o pH e o tipo de fauna que tens... Além disso, por vezes a fertilização também não é a ideal ou suficiente, o que acaba por nos dar um trabalhão imenso a descobrir o que se passa e cuidar delas... :lol: Mas se vais meter plantas novas, e as que tens são de plástico, penso que terás de "desmontar" o aquário todo para meteres substrato, não é? Rolling Eyes

Ah, outra coisa... Cuidado com os Kinguios e o Betta, pois eles gostam muito de mordiscar as caudas dos Bettas... Outra coisa que também tens de ter em atenção é o comportamento do Betta para com os Guppies, pois ele pode os confundir, pensando que são outros Bettas e pode chegar a matá-los... Por isso vai tomando atenção. Rolling Eyes

Ficamos á espera dessas fotos Wink
Cumprimentos,
Snappy Razz

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 15:29Responder ao tópico

Boas,

A maioria das plantas naturais não são muito "esquisitas" a nível de pH. Claro que existem umas mais exigentes do que outras, mas esse não é um factor que impeça a sua utilização.

Para adicionares plantas naturais não precisas de desmontar todo o aquário e não precisas obrigatoriamente de substrato fértil. Existem plantas que crescem bem sem esse "aditivo", por exemplo as anúbias (tens vários "tipos" à escolha com diferentes tamanhos), os Fetos de Java, as Cryptocorines (tens vários "tipos" à escolha com diferentes tamanhos), etc...

De salientar que tanto as anúbias como os Fetos de Java possuem rizoma que não pode ser enterrado no substrato, caso contrário apodrecerá e a planta morrerá.
Devem ser atadas a pedras e/ou troncos.

Abraço

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 15:37Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,
Para adicionares plantas naturais não precisas de desmontar todo o aquário e não precisas obrigatoriamente de substrato fértil. Existem plantas que crescem bem sem esse "aditivo", por exemplo as anúbias (tens vários "tipos" à escolha com diferentes tamanhos), os Fetos de Java, as Cryptocorines (tens vários "tipos" à escolha com diferentes tamanhos), etc...

Já sei que sou do contra... Smile

Todas as plantas se dão sem substrato fértil!

As plantas absorvem os nutrientes de duas formas: através das raízes ou através das folhas.

Desde que os nutrientes estejam disponíveis na coluna de água para elas serve perfeitamente!

Com isto quero dizer que se fizeres uma correcta e completa fertilização líquida consegues manter um plantado com areão inerte!

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,
De salientar que tanto as anúbias como os Fetos de Java possuem rizoma que não pode ser enterrado no substrato, caso contrário apodrecerá e a planta morrerá.
Devem ser atadas a pedras e/ou troncos.

Aqui só uma pequena correcção...

As plantas referidas podem ser postas no areão desde que apenas enterres as raízes!
Como disseram e muito bem, desde que o rizoma não esteja enterrado crescem bem e saudáveis!

Como exemplo destas duas situações que referi tens o meu aquário Wood Heaven! Smile

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 15:52Responder ao tópico

Boas,

Não és nada do contra Wink Muito pelo contrário, já vi que gostas de ver tudo muito bem explicado e definido. Gosto disso.

A nível da utilização do substrato fértil, não consigo concordar contigo. Pois isso depende claramente das plantas que escolhas. Algumas tem maior dificuldade em absorver os nutrientes pelas folhas do que outras e mesmo que tenhas a coluna de água com bastantes nutrientes isso pode não chegar para as plantas. Dou-te o exemplo da Lilaeopsis Novae-Zelandie, uma planta muito simples de manter, mas que sem substrato fértil não se desenvolve (atenção que apenas falo das experiências que tive com essa planta).

Já outra planta, a Limnophila Sessiliflora, até crescia, e bastante, sem ter as raízes enterradas, pois a sua capacidade de absorção de nutrientes pelas folhas é muito superior.

Por isso afirmo que, tudo depende da flora que se escolhe Wink

Quanto às plantas de rizoma, eu não disse que não podem ser enterradas. Apenas disse que o rizoma não pode ser enterrado. Faltou-me completar a parte de que não faz mal nenhum enterrar as raízes, por isso tens toda a razão.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 17:19Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

A nível da utilização do substrato fértil, não consigo concordar contigo. Pois isso depende claramente das plantas que escolhas. Algumas tem maior dificuldade em absorver os nutrientes pelas folhas do que outras e mesmo que tenhas a coluna de água com bastantes nutrientes isso pode não chegar para as plantas. Dou-te o exemplo da Lilaeopsis Novae-Zelandie, uma planta muito simples de manter, mas que sem substrato fértil não se desenvolve (atenção que apenas falo das experiências que tive com essa planta).

É interessante esta tua experiência...
Vai contra a literatura e experiências de pessoal mais experiente com que tenho contactado...

Qual o tipo de fertilização que fazias? Qual o método de fertilização que utilizavas? EI? PMDD? All In One?

Certamente um caso a estudar! Smile

No entanto é obvio que tendo substrato fértil ajuda pois as plantas conseguem assimilar de ambas as maneiras em vez de estarem limitadas a um único "método"! (Um pequeno esclarecimento para não acharem que sou contra... Smile )

Hugo Saldanha escreveu:

Quanto às plantas de rizoma, eu não disse que não podem ser enterradas. Apenas disse que o rizoma não pode ser enterrado. Faltou-me completar a parte de que não faz mal nenhum enterrar as raízes, por isso tens toda a razão.

Eu percebi o que quiseste dizer! Smile

Só fiz o comentário para que não ficassem com dúvidas!

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 17:59Responder ao tópico

Boas,

Ironias à parte...

Cada um relata as experiências que vai tendo. Se fosse tudo linear, a aquariofilia e o mundo dos aquários plantados não proporcionavam gozo nenhum Smile

Não sou experiente, nem mestre, nem ando aqui a inventar a pólvora... Longe de mim...

A nível de fertilização utilizava e utilizo a gama da Seachem (N, P e K) e a gama da Easy Life (para ferro e micros). O método era parecido ao EI mas menos exagerado em termos de concentrações.
Iluminação: 2 x 24 W T5. CO2 pressurizado. A única coisa que se alterou foi a adição de substrato fértil (JBL Aquabasics Plus).
Coincidência? Eu não acho...
Por isso indiquei que a Lilaeopsis Novae-Zelandie se adapta melhor à absorção de nutrientes pela raíz. Discordas?

Saliento que estou a falar apenas de uma planta, não estou a generalizar.
No post anterior indico isso mesmo: depende da flora que se escolhe...

Mas já agora, que literatura consultaste para dizeres que a minha experiência vai contra isso? Assim alargava os meus conhecimentos Smile

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 19:29Responder ao tópico

Eu não sou muito de livros... Smile

O que li foram artigos diversos "publicitados" por outras pessoas em diversos fóruns...

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sex 06 Abr 2012, 20:11Responder ao tópico

Pois, eu só posso falar acerca da minha (pouca) experiência própria Wink
As outras pessoas certamente terão as delas...

Abraço

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Sab 07 Abr 2012, 00:59Responder ao tópico

Li todos os comentários com atenção irei partir para plantas naturais qualquer duvida vejo que tenho sempre quem ajudar e muitos bons conhecimentos por esses lados.....abraço

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Seg 09 Abr 2012, 12:54Responder ao tópico

Além das plantas naturais...também deve dar uma atenção maior a fauna, ois existem algumas espécies no seu aquário que são cardumeiras...

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qua 11 Abr 2012, 22:24Responder ao tópico

Fica um Video mais recente....
Comentem...

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Qui 12 Abr 2012, 08:17, editado 1 vez(es) (Razão : Colocação do vídeo para abrir directamente)

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qui 12 Abr 2012, 13:22Responder ao tópico

Aguardo comentários...Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qui 12 Abr 2012, 13:53Responder ao tópico

Ora boas!

Como já te dissemos acho que deves repensar esse layout em termos de flora...

Sinceramente não percebo porque tens um aqua de água doce e reproduzes um ambiente de água salgada! Mas gostos não se discutem...

Depois em termos de fauna tens aí uma grande baralhada e a meu ver peixes a mais!

Tenta ver o que cada um deles necessita e encontra um equilíbrio entre aqueles que mais gostas!

Por fim para que queres essas bolhas? Gostas do efeito? É que isso, ao contrário do que provavelmente pensas, não oxigena quase nada a água...
Oxigena mais a turbulência no topo da água que as bolhas que isso liberta!
E, na minha opinião, é mais uma coisa que não retrata o cenário que deveria ser natural...
Não vês nos rios cortinas de bolhas de ar...

Desculpa a honestidade, mas sou mesmo assim! Smile

Abraço!

Santiago2six

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros   Qui 12 Abr 2012, 14:33Responder ao tópico

Boas...
Obrigado pelo comentário. Em breve alterarei toda a fauna e flora.
Irei-me dedicar a não um comunitário, não só pelo excesso de amónia que causa e manutenção.
Talvez avance para ciclideos americanos penso que será mais fácil para iniciante como eu.

OceanColorSanti "Apresentação" 190 Litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-