Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Quantidade de CO2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena
Gostos : 0

MensagemAssunto: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 00:09Responder ao tópico

Boa noite,

Tenho um pequeno aquario com um grande erro ( um escalar ). Quando o comprei, ha um ano atrás, não percebia nada disto, e como é claro fui lendo e cheguei à brilhante conclusão que o aquario é pequeno para o escalar. Ja estou a juntar uns € para dar um novo lar ao meu escalar Smile

Mas o que me levou a colocar este tópico é outro problema. A quantidade de CO2 caseiro injectado no aqua.

Ha uma semana, fiz uma garrafada bem potente que ficou a debitar umas 10 bolhas por segundo (Não é exagero!!!) e como tenho um sistema caseiro foi me impossivel controlar a injecçao...

O que fiz passado umas horas?

Desliguei porque o PH e KH indicavam que o CO2 ja estava nos niveis perigosos e principalmente o ESCALAR FICOU COM AS RISCAS MUITO PRETAS e a nadar aos Ss e não saia da tona como que se tivesse a respirar (Nem sei se isto é possivel)

Hoje fiz mais uma tentativa... Uma dose mais moderada de Bicarbonato de Sódio e Fermento...

O contador começou a contar por segundo uma a duas bolhas, o que é irrelevante, mas desde que iniciei a injecção fui controlando de hora em hora...

Os resultados foram os seguintes:

20h00 -> PH = 8 KH= 4 CO2 = 1 MG\L
22h30 -> PH = 7.5 KH= 5 CO2 = ~5 MG\L
23h30 -> PH = 7.5 KH= 4 CO2 = 4 MG\L
1h00 -> PH = 7 KH= 4 CO2 = 11 MG\L

Tempo total = 5H
PH Descida = - 1
CO2 Final = 11 MG\L

No entanto pelas tabelas normais apesar não serem muito fidedignas, as 22.30h quando começaram os problemas ,os niveis nem sequer estvam perto do ideal, mas o escalar escalar ficou outra vez com as riscas muito pretas e outra guppie que tenho não saiam da tona da agua. Tenho também dois ottocinclus affinis, mas esses andam numa boa...

Por acaso já reparei as riscas do escalar mudam consoante o "estado de espirito", por exemplo, quando lhe dou de comer...

Será que é normal os peixes andarem meios gaseados e o escalar escuro como o breu?

Off-Topic: Eu sei que , apesar de vir ao forum quase todos os dias, ainda não fiz uma apresentação mas assim que puder faço.

Obrigado por toda a ajuda

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 09:52Responder ao tópico

Bom dia,

Só para acrescentar a esta minha epopeia Smile

Hoje de manhã às 8h30m os testes deram o seguinte resultado:

PH = 8 KH = 6 CO2 = 1.8

Por acaso não medi o GH, mas é normal durante a noite com o CO2 desligado o PH subir 1 ponto?

O escalar já estava melhor e mal viu luz começou a andar de um lado para o outro...

João_Santos

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 10:59Responder ao tópico

cuidado amigo que vais acabar por matar todos os peixes
eles vêm para a tona por a agua nao ter oxigenio para eles respirarem
isso do co2 tem de ser muito bem calibrado.

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 12:39Responder ao tópico

Como foi dito amigo, regule bem o Co2, pois nesses parâmetros pode ter riscos sérios para seus peixes...

Se ver que os peixes estão com respiração muito rápida e indo constantemente pra cima do espelho d´água isso é falta de oxigenação

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 16:13Responder ao tópico

Obrigado aos dois.

Sim eles vêm para a coluna da água e como disse o escalar parece que fica gaseado...

Mas como é possivel? Será que as medições do PH e KH não servem para nada?

Quando comecei a ter problemas as medições indicavam que a existia ~5 MG de por Litro...

Hoje queria injectar mais CO2 (Alias todos os dias)

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Ter 27 Mar 2012, 16:17Responder ao tópico

Diminua, o Co2 e faça os teste diariamente até chegar no pH ideal para os peixes...
Caso o pH esteja muito baixo, você deve corrigir imediatamente antes que sofra algum danos aos peixes

André deVil

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Qua 28 Mar 2012, 00:37Responder ao tópico

Depois da mesma sequencia de testes os resultados foram exatamente os mesmos. PH inicial 8 e final 7 num espaço de 5h. O kh manteve se o mesmo do inicio ao fim 5dh. Aparentemente o escalar esta bem e os ottos tb. Quanto a guppie morreu, mas nao me parece que tenha sido do CO2 porque reparei a dois dias que estava muito parada...

Vou deixar o CO2 durante a noite para ver se consigo estabilizar o PH...

So para nao estar a abrir um novo topico mas queria saber se ja alguem ja usou os testes da aquali...

Isto porque estou com duvidas no teste de KH... Nas instruçoes diz para parar de deitar gotas quando a agua muda de azul para laranja. Paro de imediato quando começa a ficar laranja mt claro ou quando esta um laranja mais definido???

É que no teste de gh quando deito a 6 gota a agua muda de imediato de laranja para um verde bem definido e se assim for tenho mais CO2 no aquo do que penso...

Um abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quantidade de CO2   Responder ao tópico

Quantidade de CO2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-