Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

estabelizar o aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 19:00Responder ao tópico

antes de me aventurar com os discos,tenho varias duvidas:
1-o ph mantem-se sempre azul(7-7.5)tenho ph minos da sera.gostaria de saber se á uma forma simples de manter sempre estavel o ph(para discus 6.5).tou a fazer mudança de aqua 1 vez por semana.

2-vejo as mangeiras do filto esterno sujas (penso que com algum tipo de algas) será disso?será do areao?

até agora nem 1 peixe me morreu no aquario desde que o montei(tem cerca de 2 meses )tou com um bocado de receio de comprar discus.

normalmente só vejo o ph,o que aconselham que mais testes comprar.sei que á uns kites da sera.o que aconselham?

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 19:24Responder ao tópico

Para estabilizar o aqua com ph de 6.5, usa-se turfa granulado no filtro, o ph minos da sera é um quimico, e quer queiramos ou não é prejudicial á normal saúde dos peixes, já basta quando estão doentes e precisam de medicamentos. Ou então também existem as pinhas de amieiro, ou é preferivel usar água engarrafada com ph's menores na ordem dos 5.5 e fazer o contra balanço!

O facto das mangueiras estarem sujas pode ser algas, nada como tirares uma foto e colocar aqui para vermos!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 19:47Responder ao tópico

Mas caso fossem algas tinhas o aqua contaminado também, podem ser apenas resíduos normais.

Quanto aos testes tens amónia, nitratos, nitritos, Kh e Gh, para alem do Ph, penso que estes são os mais necessários. Tens da marca Nutrifin também.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 20:04Responder ao tópico

Boas
Antes de mais faz testes à água que costumas pôr no aqua (penso que seja da torneira).
Depois de saberes qual o ph da água da torneira, torna-se mais fácil tratar do aqua, pois o que faz subir o ph, pode ser o areão ou alguma decoração que tu tenhas no aqua.
Para baixares o ph (se for necessário), podes utilizar outro tipo de substrato, podes utilizar troncos, turfa ou até produtos quimicos. A escolha vai depender da diferença de valores.

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: fotos dos tubos do filtro   Seg 26 Mar 2012, 20:57Responder ao tópico

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 20:59Responder ao tópico

[img]<script src='http://img542.imageshack.us/shareable/?i=dscf1080e.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 21:06Responder ao tópico

quando comprei o filtro esterno montei-o num aquario de 60 com movel(cortei os tubos que vinham com o filtro.quando fui montar o filtro neste aquario de 120 os tubos estavam curtos e não havia na loja de peixes e entao comprei estes numa loja de jardinagem.terei de substitui-los novamente?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 21:28Responder ao tópico

Não, numa tpa mais completa podes limpar com um arame, mas isso que tens aí não são algas. Passando agua e com o arame sai tudo, já tive esse problema e fiz assim. De qualquer modo pode haver pessoal com ideias melhores...

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 21:54Responder ao tópico

ok,obrigado.sobre os "quimicos"

venderam-me:

plantas-sera florena
ph-sera ph minus
tpa-sera aquatan e sera bionutrivec

o que devo ou não dar?

na alimentação:

flocos-tetramin
flocos-jbl krill
flocos.sera flocken menu
peixes de fundo-sera wels chips(dou diariamente)

congelada:
larva de mosquito vermelha
artemia

dou tudo alternadamente exceptp para os peixes de fundo.conselho:
o que dar para comunitario e futuramentes com os discos?

a turfa não mancha a agua?

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 22:27Responder ao tópico

Boas
Para limpares as mangueiras (se quiseres), podes utilizar um escovilhão, ou improvisares um, com um arame e um bocado de tecido.
Sobre o que te venderam, é um problema que costumamos ter, convem lêr um bocado antes de comprar as coisas, porque apesar de serem coisas que podem servir, provavelmente não haveria necessidade de as comprares, ou seja tu podes precisar do ph minus, mas outra pessoa pode passar anos sem precisar, depende dos valores do PH, da água de cada um.
Quanto á comida, convém variar, mas sem se saber que espécies de peixes vais ter, ninguém te pode responder com certeza.
Quanto à turfa, ela não mancha a água, tal como os troncos, a turfa deixa a água com uma côr tipo chá, há quem goste, há quem não goste. A maioria dos peixes gosta, as pessoas nem tanto.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 22:36Responder ao tópico

Para evitares os químicos, o sera ph minos eu não punha, a turfa faz esse trabalho ou uns troncos. A turfa mancha a água mas também depende da quantidade que se põe, não sei as dimensões do aqua, de qualquer modo a granulada não mancha tanto.

O aquatan é para tirar o cloro, para isso repousas a água da tpa de um dia para o outro, o bionutrivec, nunca usei, já usei nitrivec mas também não acho que valha a pena pôr.

O outro é um fertilizante para as plantas, tens um pantado? usas Co2? São plantas muito exigentes ou não?

Quanto á comida é variada nada a dizer, as pastilhas para os peixes do fundo depende dos peixes que tens, dai dar diariamente acho muito, pois eles também comem restos de outros flocos.
Essas que já dás também dão para discus, não te vale a pena comprar mais nada.

Diz o setup do aqua!

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 22:38Responder ao tópico

entao meterei turfa amanha e lavo as mangeiras
os peixes que irei por será coridoras kribensis,neons e discus.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 22:41Responder ao tópico

Quais são as dimensões do aqua?

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 23:07Responder ao tópico

areao sem substrato,só tenho musgo de java(quero por anubias)só puz o produto para plantas 2 vezes.

fauna:

1-plecostumos
4-coridoras
2-botias
2-kribensis
2-killis
2-viuva coloridas
2-molys negras
2-molys veloriferas
1-tubarao martelo
10-zebras
20-neons

queria por discus este fim de semana e ficava com as coridoras,botias,kribensis e neons o resto ia a andar.
vou meter a tal turfa granulada amanhã a ver se reduz o ph,tenho receio é de por discus com estes paramentros.
queria por a aquario estavel em 6.5....

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 23:15Responder ao tópico

O aquário é de 120x40x50 200 litros de turfa por no filtro?

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Seg 26 Mar 2012, 23:32Responder ao tópico

a agua da torneira ronda os 7 de ph,se quero 6.5.qual será o metodo melhor?
misturar com agua engarrafada com 5.5 ph nos tpas?
queria uma base sólida e não cometer os erros que tenho cometido até aqui...

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Ter 27 Mar 2012, 12:44Responder ao tópico

Coloque alguns troncos amigo.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Ter 27 Mar 2012, 16:02Responder ao tópico

Para tudo Alvaro é preciso ter paciência, acho que não fazia mal nenhum esperares mais um pouco pelos discus, até porque é um investimento! Trata primeiro dos parâmetros do aqua. A turfa em relação a quantidades no filtro, eu costumo por uma quantidade equivalente a uma bola de ténis, mais um pouco. Mas é uma questão de experimentares, uma caixa a mim dá-me para 2 vezes, portanto vai experimentando. É a olho, depende da água da torneira.

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Ter 27 Mar 2012, 20:54Responder ao tópico

Comprei a turfa,vou instalar agora,divido para 2vezes, onde a devo meter,em k sector do filtro?
Devo substituir de quanto em quanto tempo?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Ter 27 Mar 2012, 21:01Responder ao tópico

No cimo, antes da esponja, não sei que filtro tens mas poderá ser assim! Vais perceber o granulado fica fininho e pelos parâmetros da água também, mas deve dar uns 3 meses á vontade, por aí!

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Ter 27 Mar 2012, 21:40Responder ao tópico

Ok, obrigado. Aproveitei para lavar os tubos

pedro.medeiros

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Qua 28 Mar 2012, 09:47Responder ao tópico

Boas Alvaro
Visto que queres te aventurar em discus na minha opinião estás te a preocupar com coisas desnecessárias
Então primeiro que tudo para teres discus convêm meteres essa peixarada extra a mexer
Segundo se p teu ph é estável não mexas nele pois os discus não precisam de ph de 6,5 precisam de um ph estável
Quimicos nunca a não ser mesmo em casos extremos
Retirar cloro da água compras um bidon que leve uns 50 litros deixas em repouso com uma pedra difusora lá a oxigenar bem a água
Aqueces a água e fazes a tpa
Se quiseres evitar que a turfa te sujo o aquario pois ela larga umas coisas pretas podes envolve-la em lã mas eu acho que não precisas dela , pois até vai te provocar oscilações no ph quando fizeres tpa´s e arriscas-te a matar os discus
Larvas vermelhas são o maior problemas para parasitas intestinais nos discus eu pessoalmente não dou para poupar dinheiro em medicamentos e nem me morrerem peixes
Artémia suja muito convêm ou dares num daqueles cones para dar comida ou desligares o filtro externo senão metade do que deres de artémia irá para o filtro
Melhor alimento para os discus papa caseira flocos e granulado isto variado ao longo do dia
Comida congelada deixar descongelar bem antes flocos e granulados demolhar antes de dar e assim não terás problemas
Se tiveres duvidas dispõe

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: estabelizar o aquario   Responder ao tópico

estabelizar o aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-