Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ajuda no novo projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem

henrikes

Membro
Membro

Nome Real : Henrique de Andrade Fernandes
Gostos : 0

MensagemAssunto: ajuda no novo projeto   Sex 23 Mar 2012, 01:13Responder ao tópico

Já estou a um tempo no hobby e agora pretendo ampliar meus horizontes
primeiro estou com a idea de montar um belo aquario plantado e estou nesta opçao de equipamentos

• Aquário de 200L(120x45x45) vidro com 8mm VALOR $$380,00
• MOVEL do aquário $400,00
• Filtro canister jebo 838 $350,00
• Iluminação - T5 4 x 39w $200,00 + 2 reatores duplos HO $100,00
• Substrato fértil PLANT FÁCIL 2x5,6KG $80,00 + laterita 2kg $45,00
• Camada inerte areia de rio 15kg $75,00
• 3 troncos $60,00
• Termostato 200w submerso atman $80,00
• Cilindro Co2 4k Aquário Plantados E Kit Acessórios $600,00

a flora ainda nao decidi e a fauna a principio 1 casal de discos e uns 20 neons, 4 ampulárias e 20 camaroes red cherry

ainda estou na pesquisa dos equipamentos, este exemplo achei na net e postei
amanha ou sabado vou em uma loja e ver o modelo de aquario que eles fabricam.
devo inicialmente comprar o movel e o aquario.
esperar pagar (vou parcelar) e em seguida ir comprando tudo aos poucos e ir instalando (iluminação, etc)

quero sugestoes!

Última edição por henrikes em Qua 09 Maio 2012, 23:14, editado 1 vez(es)

Thiago Cardoso

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sex 23 Mar 2012, 13:01Responder ao tópico

Bom, Discos são peixes de cardumes, a não ser que você queira reproduzir...
Agora cuidado com os camarões, já vi muitos discos comerem todos, o termostato em colocaria um de 250 a 300w...o resto está bom

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sex 23 Mar 2012, 16:52Responder ao tópico

Toreto escreveu:
Bom, Discos são peixes de cardumes, a não ser que você queira reproduzir...
Agora cuidado com os camarões, já vi muitos discos comerem todos, o termostato em colocaria um de 250 a 300w...o resto está bom

Boas
Pois é concordo plenamente.

Nuno Oliveira

Gostos : 53

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sex 23 Mar 2012, 17:37Responder ao tópico

Ola,

Os red cherrys são demasiado pequenos para conviverem saudavelmente com discus. O aquario será bastante plantado?

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sex 23 Mar 2012, 22:43Responder ao tópico

pretendo colocar bastante... porem em etapas

este projeto será a medio prazo...

como tenho intensao de colocar bastante plantas voces nao acham que um casal de discos e os 20 neons nao seriam suficientes... talvez no maximo mais um cadurme de neons negros... o que voces acham....

acho que vou deixar os camaroes a principio no meu nano de 25l
somente eles amanha tirarei os guppys dele e doar a um amigo meu...

neste nano ficará somente 2 ampularias e os camaroes, oque voces acham...

putogiro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 00:05Responder ao tópico

Boas
Como te foi dito anteriormente, os discus são peixes muito belos, mas que devem ser mantidos em grupos de 6 individuos, na pior das hipoteses de 4, mas...

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 00:28Responder ao tópico

acho que nao expressei direito... quando disse colocar bastante me referi as plantas (densamente plantado)

voce acha que um casal é pouco....

o que voce recomenda num aquario de 200L tendo neons e discus
ampularias e os camaroes desisti....
vou deixa-los em outro aquario se reproduzindo...

putogiro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 00:47Responder ao tópico

Boas
Eu penso que no minimo 4 discus, mas aconselho 6, ou se poderes mais, pois deves comprá-los ainda juvenis, posteriormente quando começarem a ficar adultos podes vender ou trocar alguns, além de que para quem tá a começar com discus, é normal perder um ou outro no inicio, apesar de eu achar que são peixes muito resistentes, e para os quais há muitos medicamentos.
além dos discus eu aconselho um cardume de cardinais e ou nariz de bêbados, embora se calhar o melhor parceiro para os discus, sejam as iriatherinas wernery, um peixe fabuloso, mas que por cá não se vê muito.
Quanto às ampulárias, já as ive com discus, os unicos problemas que aponto são: há uma espécie que te come as plantas, de resto é um animal que quando morre, se detiora muito depressa podendo provocar um pico de amónia num aqua se este não tiver água suficiente para diluir o efeito.
Quanto a camarões, eu ao contrário da maioria aconselho a terem-nos juntamente com discus, partindo do principio que estamos a falar das variantes mais baratas e fáceis de fazer criação, eu sempre tive os meus discus com neocaridinas var. wild (origem dos red chery), agora tenho-os junto com Ibéricos.
È certo que os discus comem alguns, mas se o aqua for plantado e tiver esconderijos, a maior parte sobrevive e reproduz-se, quanto aos discusm parecem ficar mais bonitos, não sei se é pelas tentativas de apanhar os camarões (a maior parte delas falhadas), até pode ser por coincidência, mas desde que juntei discus e camarões, nunca mais tive discus doentes, por isso´penso ser uma questão de opção, mas na natureza, certamente que os discus convivem com camarões.

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 00:51Responder ao tópico

minha duvida é que terei aquario de 200l brutos neste volume cabe os discus e neons....

putogiro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 01:02Responder ao tópico

Como te disse antes cabem à vontade, se bem que depois de adultos, podes ter que despachar alguns discus. Mais só se compram casais de discus, já adultos, e depois de terem acasalado, porque em juvenis é impossivel determinar o sexo dos discus, comprar um casal de discus confirmado sai muito caro, e só se deve comprar se devidamente comprovado, normalmente com fotos, onde se vê o casal e os filhotes ainda pequenos, porque se não forem pais e filhos, ~uns deles são alimento para os outros.
No aqua ficava bem um cardume de umas corydoras, eu gosto das sterbay, mas as aeneus albinas são aquelas que para mim têm tido um comportamento masi agradável e mais mexido.

Thiago Cardoso

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 01:29Responder ao tópico

Dizem que Discos vivem em 30L cada discos...só que não concordo, 30L pra mim é apenas 1 casal de ramirezi...Sou da seguinte opinião...quanto mais volume de água melhor...ou seja para mim para 5 a 6 discus um aquário de 400L pra mais

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 14:09Responder ao tópico

acabei de comprar meus camaroes red chery 5 casais e 10 filhotes

a principio vou deix-alos no meu nano de 25L

quando forem reproduzindo irei colocar no meu de 80L e no futuro coloco no meu de 200L

isso deverá ocorrer em uns 6 meses

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sab 24 Mar 2012, 17:25Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:

Quanto às ampulárias, já as ive com discus, os unicos problemas que aponto são: há uma espécie que te come as plantas, de resto é um animal que quando morre, se detiora muito depressa podendo provocar um pico de amónia num aqua se este não tiver água suficiente para diluir o efeito.

A única espécie de ampulárias que tenha conhecimento de não comerem plantas (se bem que se não tiver alimento também se faz a elas) é a Pomacea Bridgesii. Estas posso garantir que mesmo sobre plantas de caule mais frágil conseguem limpar a planta sem sequer se ver a planta a dobrar e sem ficar nada mas mesmo nada danificada.

O problema na utilização de ampulárias em comunitários é que há muita variedade de peixe que adora mordiscar as suas "antenas". Como exemplo disto tenho a minha colisa, se bem que até ao momento ainda não morreu nenhuma ampulária, tirando o desaparecimento de uma boa quantidade de crias que devem ter sido comidas pela colisa, na noite a seguir à postura.

Nuno Oliveira

Gostos : 53

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Dom 25 Mar 2012, 09:06Responder ao tópico

A minha pergunta em relação á flora era mesmo para de ir em encontro ao que o Nuno Moreira disse. Aquário bem plantado com bastantes esconderijos significa muita criação. Os Discus irão agradecer a comida viva que capturarem e ficarão mais saudaveis, alem de que irão controlar a colonia dos reds.

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Dom 25 Mar 2012, 10:34Responder ao tópico

nao irei por enquato comercializar reds e a intensao será isso vou criar esconderijos para eles como canos ou pedaços de tubos de mangueiras para que eles possam se esconder!

como disse estarei criando este aquario a medio prazo

por enquanto estou me programando na compra do aquario
ou sem travas ou com travas francesas
filtro tipo canister e na iluminação

substratos e layout

depois escolha da flora

ai colocarei os 20 nenos respeitando a ciclagem é claro

quero fazer tudo bem programado

enquanto isso os meus 20 reds no meu nao estarao se reproduzindo

acredito que em 6 meses devo ter uns 80 a 100 deles

neste tempo posso ja ter todo meu aquario montado

outra duvida, meu aquario estará num ambiente + ou - externo
será no na area privativa do meu apartamento

o sol nao incide direto porque tem uma area coberta na cor cinza mas o ambiente é claro

minha duvida é sobre a iluminaçao neste aspecto e sobre a possibilidade de surgir mais algas que o normal

caso queiram posso postar um video ou fotos deste ambiente

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Dom 25 Mar 2012, 11:50Responder ao tópico

se colocar fotos elas podem ajudar...

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 26 Mar 2012, 15:15Responder ao tópico

um aquario de 100x45x45 com travas francesas pode ter vidro de 6mm ou tem que ser de 8mm?

as fotos a noite coloco

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Sex 30 Mar 2012, 22:28Responder ao tópico

já irei mudar o tamanho do aquario para 120x45x45 e vidro de 8mm

vai custar mais barato 380,00

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Dom 01 Abr 2012, 15:33Responder ao tópico

será neste canto proximo a porta de vidro

olha o toldo

olha a altura do muro nao vem sol... somente claridade

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Dom 01 Abr 2012, 15:37Responder ao tópico

obs hoje o dia está claro e fotografei ao 12.35 ou seja no brasil é meio dia! mal mal entra sol neste ambiente... porem no lado onde estará o aquario nao bate sol

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 02 Abr 2012, 22:34Responder ao tópico

na minha opinião se jogares o tempo de luz artificial a bater certo com com a luza do dia não vais ter problemas.. um interruptor crepuscular era uma boa ideia..

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 02 Abr 2012, 22:37Responder ao tópico

qual a quantidade necessaria de substrato fertil e camada inerte
lembrando que camada fertil será um Substrato Fértil proprio + laterita
e camada inerte será Lajinha mineira granulação 0

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 02 Abr 2012, 22:38Responder ao tópico

eu irei usar um temporizador altomático conforme é o amanhecer e por do sol no brasil
tudo programado

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 02 Abr 2012, 22:40Responder ao tópico

henrikes escreveu:
eu irei usar um temporizador altomático conforme é o amanhecer e por do sol no brasil
tudo programado

no teu caso o interruptor crepuscular torna tudo muito mais simple pois o sol não nasce nem se põem sempre á mesma hora...

henrikes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Seg 02 Abr 2012, 22:41Responder ao tópico

plantas que pretendo utilizar

1) carpete: 8 mudas de eleocharis minima; 2) meio do aquário: 2 blyxas japonicas, 1samolus parviflorus, 1 heteranthera zosterifolia, 1 microsorum pteropus, 3) fundo do aquário:1 valisneria spiralis, 1 rotala walichi, 1 rotala rotundifolia, 1 ludwgia inclinata cuba,1 ludwigia ovalis, 1 alteranthera reinick, 1 higrophila polisperma

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ajuda no novo projeto   Responder ao tópico

ajuda no novo projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 11Ir à página : 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-